O TikTok conseguiu mais uma vez surpreender, mas, desta vez, os dermatologistas aprovam!
O Skin cycling é um método, de rotina de noite, que tem por base o uso alternado de diferentes ativos, segundo ciclos, com o objetivo de melhorar a absorção dos produtos e evitar ou diminuir a possibilidade de irritação.
O Skin cycling pode ser feito em ciclos de 4 a 6 dias, sendo que cada dia é dedicado a um tipo específico de produto como hidratantes, antioxidantes, esfoliantes, entre outros.
A tendência foi criada pela Dra. Whitney Bowe, dermatologista, e tem ganho popularidade nas redes sociais. Os benefícios do skin cycling incluem:
- Preservar e reparar a barreira cutânea
- Reduzir a probabilidade de irritações e inflamações;
- Melhorar a textura e aparência da pele;
- Diminuir o acne e manchas;
- Prevenir o envelhecimento precoce;
- Melhorar a absorção dos produtos pela pele.
Além disso, este método pode ser personalizado de acordo com as necessidades e preferências de cada pessoa, permitindo que sejam utilizados diferentes tipos de produtos em ciclos específicos.
Skin Cycling: Passo a passo
Noite 1: Esfoliação
A primeira noite do ciclo é dedicada à esfoliação da pele. Após a limpeza de pele, deverá utilizar um produto que esfolie a sua pele, podendo escolher entre um esfoliante físico ou químico. Contudo, prefira esfoliantes químicos que contenham alfa-hidroxiácidos (AHA’s) ou beta-hidroxiácidos (BHA’s), uma vez que promovem a renovação gradual das células e são menos abrasivos para a pele.
Deverá procurar por produtos que contenham: ácido glicólico (AHA), ácido salicílico (BHA), ácido lático (AHA), ácido mandélico (AHA), entre outros.
Recomendamos os seguintes produtos:
Após a aplicação do produto esfoliante, pode sempre colocar um creme hidratante para aumentar a penetração do ativo e deixar a pele mais confortável.
Noite 2: Retinol
Na segunda noite do ciclo, utiliza-se retinol. Após uma primeira noite de esfoliação, a pele irá absorver mais eficazmente o retinol e potenciar a sua ação.
Se for iniciante nesta técnica e/ou no retinol, deverá começar por uma concentração mais baixa e ir aumentando à medida que a sua pele for tolerando. Alternativamente, pode optar por colocar hidratante nas zonas mais sensíveis ou com maior tendência a irritação ou secura antes da aplicação do retinol.
Se sentir a pele mais sensível é completamente normal! Recomendamos também a utilização de produtos nutritivos e calmantes após a aplicação do retinol para aliviar quaisquer efeitos negativos.
Recomendamos os seguintes produtos:
Noite 3-6: Hidratação
O último passo do skin cycling é a reparação e a recuperação, o chamado “descanso”. Nesta fase, é tudo sobre a hidratação da pele!
A duração desta fase dependerá da necessidade da sua pele. Normalmente, a duração é de 2 noites (perfazendo o ciclo de 4 dias), contudo se a sua pele precisar de mais tempo de recuperação, poderá estender até 4 noites (ciclo de 6 dias).
Se, em contrapartida, a sua pele já estiver habituada ao retinol, bastará uma noite de recuperação. Desse modo, poderá iniciar na noite seguinte um novo ciclo.
Recomendamos os seguintes produtos:
Dicas:
Para adaptar a rotina de cuidados de acordo com a sua pele durante o skin cycling, é importante que:
- Conheça as necessidades da sua pele: cada pele tem as suas particularidades, por isso é importante perceber as necessidades específicas da sua antes de começar a rotina de skin cycling.
- Escolha os produtos certos para a sua pele: escolha produtos que atendam às necessidades específicas da sua pele.
- Personalize a rotina: Se tem pele madura ou acneica, por exemplo, pode retirar ou intercalar os dias.
- Faça testes: é importante testar os produtos antes de incluí-los na rotina de modo a evitar irritações ou reações alérgicas.
- Consulte um dermatologista: se tiver dúvidas sobre como adaptar a rotina de acordo com as necessidades da sua pele, consulte um dermatologista para obter orientações personalizadas.
Por fim, não se esqueça que estes ativos são fotossensíveis ( daí serem utilizados à noite) pelo que de manhã deverá SEMPRE utilizar um protetor solar e reaplicá-lo sempre que necessário na quantidade recomendada (2mg/cm3).