O verão está a chegar e com ele vêm os insetos indesejados: proteja-se!
Com o sol a brilhar, as temperaturas a subir e as férias a aproximarem-se, chega também a proliferação de insetos como mosquitos, carraças, pulgas e moscas. Estes pequenos, para além de serem incómodos, podem representar grandes problemas para a saúde, pois podem ser vetores de doenças graves como a malária, febre amarela, Zika, dengue, entre outras.
Felizmente, nem tudo está perdido! Com algumas medidas simples de prevenção, pode desfrutar do verão sem preocupações e aproveitar ao máximo tudo o que esta estação tem para lhe oferecer. Descubra agora as nossas dicas!
Repelente de Insetos
Em primeiro lugar, recomenda-se a utilização de um repelente de insetos registado pela Agência de Proteção Ambiental (EPA) com um dos seguintes ativos: IR3535, DEET, Óleo de eucalipto-limão, PMD ou mentoglicol e 2-undecanona.
Dicas para a aplicação de repelente:
Aplicar repelente nas áreas expostas do corpo (braços, pernas, tornozelos, pescoço e face), evitando o contacto com as mucosas ou zonas sensíveis da pele;
Seguir sempre as instruções do rótulo do produto;
Reaplicar o repelente de insetos a cada intervalo de horas, indicado pelo produto escolhido;
Não borrifar repelente na pele sob a roupa;
Se utilizar protetor solar, aplicar primeiro o protetor solar e depois o repelente de insetos;
Os repelentes nas crianças devem ser aplicados por um adulto, colocando o produto nas mãos e espalhando na pele sã das crianças.
A Bodyguard é a única marca de repelentes perfumados do mercado, inovando por associar a proteção eficaz de longa duração ao prazer da aplicação. Com uma seleção de 8 fragrâncias originais, cuidadosamente criadas por perfumistas especialistas franceses, Bodyguard oferece uma variedade de opções para agradar a todos os gostos!
Pensando nos mais pequenos e nas peles mais sensíveis e atópicas, Bodyguard desenvolveu ainda o Bodyguard Bebé e o Bodyguard Sensitive, respetivamente. Estes cuidados podem ser usados em bebés a partir dos 3 meses, grávidas e mulheres a amamentar.
Para além disso, tem ainda disponível os Bodyguard Apaisant, em formato roll-on com ação 2 em 1, que aliviam a sensação de prurido e irritação da pele após a picada, ao mesmo tempo que protegem de novas picadas!
O formato de 100ml permite que os leve para todo o lado, mesmo na bagagem de cabine, para uma proteção contínua, com Bodyguard!
Chega de desculpas para não usar repelente!
Roupa apropriada
Em segundo lugar, opte por vestuário de cores claras e de fibras naturais, protegendo o mais possível a superfície do corpo. As calças e o calçado fechado, em conjunto com aplicação de repelente nos tornozelos, são úteis na proteção das pernas e pés, sobretudo em áreas com muita vegetação ou em zonas com pulgas e carraças.
Proteção da sua casa
Manter as portas e janelas fechadas se não estiveram protegidas por rede mosquiteira, sobretudo nos períodos de maior atividade dos insetos;
Usar o ar condicionado, sempre que possível;
Colocar redes mosquiteiras nas janelas e portas;
Verificar e esvaziar possíveis locais de armazenamento de água como pneus, baldes, brinquedos, piscinas, bebedouros para pássaros, vasos de flores ou recipientes de lixo;
Cobrir contentores de lixo e de água;
Usar inseticidas no exterior.
Para viajantes
Por fim, se estiver a pensar em viajar, para além das medidas mencionadas acima, deve:
Verificar o seu destino: O seu destino e atividades podem determinar as medidas que precisa de tomar para se proteger das picadas de insetos. Deve consultar as vacinas ou medicamentos que pode necessitar e quais as doenças ou riscos para a saúde que são uma preocupação no seu destino;
As suas atividades podem aumentar o risco de picadas de insetos: Atividades como caminhadas, acampamentos, trabalhar com animais e visitar quintas e áreas florestadas, podem aumentar as suas chances de ser picado por insetos.
Desfrute das atividades ao ar livre com maior segurança e conforto, protegendo-se contra as picadas de insetos e mantendo a sua saúde em dia!