A dieta hiperproteica tem vindo a ganhar popularidade nos países desenvolvidos, especialmente entre os atletas profissionais. Os inúmeros benefícios para a saúde, associados a este tipo de dieta, colocam-na no centro das atenções quando se trata de escolhas alimentares estratégicas.
O que é uma dieta hiperproteica?
Em primeiro lugar, uma dieta hiperproteica refere-se a um plano alimentar em que se consome uma quantidade significativamente elevada de proteínas em comparação com os hidratos de carbono e as gorduras. Neste tipo de dieta, as proteínas tornam-se a principal fonte de calorias e nutrientes.
As proteínas desempenham um papel fundamental no corpo humano, sendo essenciais para a manutenção e construção de tecidos, a síntese de hormonas e enzimas, e o funcionamento adequado do sistema imunitário.
A proteína é o principal macronutriente responsável pela construção e manutenção da massa muscular. Além disso, induz um maior efeito térmico e proporciona uma maior sensação de saciedade. Estas características justificam o amplo uso de dietas hiperproteicas como base para planos alimentares com o objetivo de perda de peso e aumento da massa muscular.
Dicas para uma dieta hiperproteica
Ao adotar uma dieta hiperproteica, deve-se focar em fontes de proteína de alto valor biológico. A qualidade de uma fonte de proteína determina-se pelo perfil e biodisponibilidade dos aminoácidos essenciais e pela digestibilidade do alimento.
As principais fontes são:
- Animal: carne, peixe, ovos, lacticínios
- Vegetal: leguminosas, cereais, quinoa, frutos secos
- Suplementos: proteína de soro do leite (whey), caseína, proteína de soja, proteína de arroz
O uso de suplementos proteicos é uma prática difundida na população em geral, especialmente entre atletas que procuram aumentar a massa muscular. Embora a International Society of Sports Nutrition (ISSN) recomende que os indivíduos fisicamente ativos atendam às suas necessidades nutricionais diárias por meio da alimentação, há situações em que os suplementos podem ser úteis como complemento à dieta com vista a obter o máximo rendimento do exercício físico.
As recomendações para a ingestão proteica visando a manutenção ou aumento da massa muscular vão para além da simples quantidade diária. Fatores como a fonte de proteína, a quantidade por refeição, o momento da ingestão e a combinação com outros nutrientes também influenciam a síntese proteica muscular. Essas recomendações devem ser personalizadas de acordo com a idade e nível de atividade física de cada pessoa. Para além disso, recomenda-se a ingestão de proteínas após o exercício físico, pois os músculos estão mais recetivos aos aminoácidos circulantes nesse período.
Por fim, é fundamental procurar sempre orientação profissional ao adotar uma dieta hiperproteica. Desta forma, pode maximizar os benefícios da dieta, garantindo que esta é feita de forma equilibrada e segura, minimizando qualquer risco para a nossa saúde.
A nossa sugestão para complementar a sua dieta
Institut Esthederm Body Morpho Fitness Sérum é o aliado ideal para otimizar os efeitos positivos da atividade física ou de uma massagem adelgaçante.
Em suma, este produto aumenta o metabolismo das células de gordura, acelerando a queima de gordura e evitando o seu acumular. Com uma textura fluida e refrescante, é rapidamente absorvido pela pele, deixando-a deliciosamente perfumada.