A episiotomia é um procedimento cirúrgico que consiste num corte no períneo, região entre o ânus e a vagina, com o objetivo de aumentar a abertura vaginal durante o parto, para ajudar a saída do bebé.
De facto, este procedimento começou a ser amplamente utilizado no mundo quando os partos mudaram de um ambiente domiciliário para o ambiente hospitalar, pois acreditava-se que facilitava o parto e ajudava a diminuir o tempo do período expulsivo.
No entanto, a episiotomia é um procedimento controverso e, apesar de desaconselhada pela OMS (Organização Mundial de Saúde), esta ainda é uma prática muito utilizada nos hospitais.
Quais os riscos da episiotomia?
A realização da episiotomia pode originar algumas complicações, tais como:
Infeção
Extensão da lesão
Edema
Hemorragia
Dor
Dispareunia (dor nas relações sexuais)
É possível prevenir a episiotomia?
Atualmente, não se recomenda a episiotomia como um procedimento de rotina. Deve ser realizada apenas em situações específicas e com indicações precisas.
No entanto, preparar o corpo para o parto durante a gravidez poderá ajudar a evitar essa necessidade.
A massagem perineal ajuda a promover a elasticidade na região vulvo-perineal, reduzindo o risco de lacerações e diminuindo assim a necessidade de episiotomia.
Antes de realização da massagem, aconselhe-se com o seu ginecologista, pois cada corpo é diferente e necessita de cuidados específicos.
A massagem perineal é feita, por norma, a partir da 32ª semana de gravidez, utilizando os dedos, com a ajuda de um lubrificante à base de água, como o Mucus, para auxiliar o movimento e evitando a pressão na uretra.
Cuidados a ter após a episiotomia
Os pontos da episiotomia, normalmente caem espontaneamente cerca de duas semanas após o parto.
No entanto, é necessário ter alguns cuidados nesta fase, tais como:
Lavar a região com água e produtos de higiene íntima específicos. O uso de produtos com ação antisséptica, como o Cumlaude Lab Higiene íntima CLX, pode ajudar a prevenir infeções na zona dos pontos
Secar com cuidado (sem fricção) após a higiene
Usar roupa de algodão
Mudar o penso com frequência (não se recomenda a utilização de tampões nesta fase)
Colocar gelo 3 a 4 vezes por dia, durante 10 minutos, para diminuir o inchaço e o desconforto