Siga-nos nas redes Sociais

Fitness

EMAGRECER DEPOIS DO CONFINAMENTO

Publicado

em

Emagrecer

Depois de termos estado quase 3 meses em casa, com o confinamento e o stress emocional provocado pela pandemia, muitas pessoas viram o seu peso a aumentar, devido à diminuição da prática de exercício físico, à ansiedade e ao consumo exagerado de alimentos e bebidas alcoólicas.

Numa altura em que se começa a avizinhar o desconfinamento e em que começamos a pensar nos meses de Sol e no Verão, que se aproximam, perder os quilinhos que ganhámos durante o confinamento começa a ser uma preocupação.  

No entanto, para perder peso, não tem de passar por dietas loucas e demasiado restritivas, pois isso poderá trazer complicações.

Quando o objetivo é emagrecer, há um ponto fundamental: o corpo necessita de gastar mais energia do que a que consome.

Para perder peso corretamente e de uma forma saudável, é essencial ajustar os hábitos alimentares, por forma a ingerir menos calorias, e aumentar a prática de exercício físico, para gastar mais energia.

Assim, deve adotar-se uma alimentação equilibrada, variada, diminuindo o consumo de hidratos de carbono e gorduras saturadas e privilegiando o consumo de vegetais e frutas, ricos em fibras, que, para além de ajudarem a regular o trânsito intestinal, são, também, mais saciantes.

Além disso, deve evitar-se o consumo de refrigerantes, doces, fritos e comida processada.

Ler os rótulos dos produtos torna-se ainda mais importante. Ter atenção quando o açúcar faz parte dos primeiros ingredientes e quando as gorduras saturadas estão em quantidades elevadas. Escolher bem os produtos que tem na despensa em casa vai ajudar a respeitar a dieta.

Por outro lado, ingerir várias refeições ao longo do dia, vai ajudar a manter a glicémia em níveis estáveis e evitar petiscar produtos açucarados.

Programar refeições e cozinhá-las, incluindo snacks entre refeições, irá, também, ajudar a cumprir o plano alimentar.

Adicionalmente, pode ser interessante, complementar estes hábitos com suplementos alimentares que ajudam a reduzir o apetite e a diminuir a absorção de gorduras, ou a regular o trânsito intestinal.

Se tiver dúvidas se pode ou não iniciar uma dieta, convém consultar, sempre, o seu médico ou nutricionista antes de o fazer.

Continue Reading