A saúde sexual é definida pela OMS (Organização Mundial de Saúde) como o bem-estar físico, emocional, mental e social, relacionado com a sexualidade. Assim, esta é fundamental para a saúde geral e o bem-estar dos indivíduos, casais e famílias.
No entanto, as disfunções sexuais, embora com alguma prevalência na população, são temas pouco falados, uma vez que há um certo estigma da sociedade para este tipo de temáticas.
As disfunções sexuais consistem em perturbações no sentimento de prazer ou desejo, em geral, associada ao sexo ou ao desempenho sexual, podendo dever-se à incapacidade em responder ao estímulo sexual ou à experiência de dor durante a relação sexual.
O que é a anorgasmia?
O orgasmo é entendido como um sentimento intenso de prazer físico e emocional, acompanhado por contrações involuntárias dos músculos do pavimento pélvico.
Por outro lado, a anorgasmia trata-se da incapacidade ou dificuldade recorrente ou persistente em atingir o orgasmo durante uma relação sexual, mesmo com uma intensidade e estimulação sexual considerada normal. Assim, está muitas vezes associada à falta de líbido, devido à frustração.
Podemos considerar anorgasmia quando a mulher nunca teve uma experiência de orgasmo na sua vida, através de qualquer estimulação, ou quando mulheres que tenham tido pelo menos uma experiência de orgasmo na sua vida, apresentam dificuldades em atingi-lo, ou deixam mesmo de o conseguir fazer.
Quais as suas causas?
Podemos dividir as causas da anorgasmia em diferentes tipos: psicológicas, físicas ou sociais.
Psicológicas
Stress
Receios (imagem corporal, gravidez indesejada)
Ansiedade no desempenho
Rejeição pelo/a Parceiro/a
Histórico de abuso sexual ou emocional
Sentimentos de culpa
Expectativas sociais ou crenças religiosas
Físicas
Doenças Neurológicas
Toma de medicamentos
Dificuldades na excitação sexual
Alterações Hormonais
Lesões na vagina
Doenças crónicas, como a diabetes
Sociais
Falta de conexão com o(a) parceiro(a)
Rejeição pelo(a) Parceiro(a)
Conflitos conjugais
Abuso sexual ou emocional
Comunicação insuficiente das necessidades sexuais
Falta de confiança/infidelidade
Tratamento
O tratamento da anorgasmia pode passar por várias vertentes, nomeadamente a identificação e tratamento de outros problemas de saúde, aconselhamento psicológico bem como técnicas de relaxamento ou educação sexual.
Por outro lado, é fundamental conhecer o nosso próprio corpo e como é que se desenvolve a resposta sexual. Por isso, mudanças no padrão de atividade sexual e a exploração de diferentes estímulos também podem fazer parte do tratamento.
Wave é um dispositivo que tira partido da tecnologia de ondas sónicas para estimular o clítoris e cuidar da sua saúde. Com 17 padrões de estimulação com vários ritmos e intensidades, cada um com uma função.
Efetivamente, os seus modos foram concebidos para melhorar a saúde sexual feminina, aumentar a sensibilidade, promover o prazer, aumentar a lubrificação natural. É ideal para estimular intensamente o seu clitóris, estimulando mesmo a sua parte interna.
Além disso, o Wave oferece diversos benefícios, entre os quais: ajudar a alcançar o orgasmo e o multiorgasmo feminino; favorecer o autoconhecimento, ao mesmo tempo que melhora a sexualidade; melhora a elasticidade das paredes vaginais; favorece a circulação sanguínea na zona pélvica, o que auxilia na lubrificação vaginal natural, evitando problemáticas como a secura vaginal.
Por outro lado, é feito 100% de Silicone de grau médico, sem látex e sem ftalatos, o que o torna muito suave ao toque, durável e fácil de limpar. À prova de água.