Siga-nos nas redes Sociais

Saúde e Bem-estar

A Cafeína nos produtos adelgaçantes

Publicado

em

Cafeína

A cafeína é uma substância consumida por uma grande parte da população mundial e as suas propriedades são motivo de interesse na comunidade científica.

Trata-se de um alcalóide naturalmente encontrado em quantidades variadas nos feijões, folhas e frutos de mais de 60 plantas. Algumas fontes comuns de cafeína são o cacau, o guaraná, o café e as folhas de chá (Camellia sinensis). Estes últimos são as principais fontes mundiais de cafeína dietética. 

Além do seu sabor e efeito estimulante, a cafeína possui outras propriedades que podem ser benéficas para a saúde e desempenho físico e cognitivo.

Mecanismo de ação

O principal mecanismo de ação da cafeína ocorre no cérebro, onde esta atua como um antagonista dos recetores da adenosina. A adenosina é uma substância que promove a sonolência e o relaxamento, e a sua ligação aos seus recetores no cérebro diminui a atividade neuronal, levando à sensação de cansaço e sonolência. Ao bloquear os recetores de adenosina, a cafeína impede que esses efeitos ocorram, resultando num aumento da vigília e da energia.

Além disso, a cafeína também estimula a libertação de neurotransmissores, como a dopamina e a noradrenalina, que estão associados à melhoria do humor, concentração e desempenho cognitivo. Esta combinação de efeitos faz da cafeína uma substância popular quer para combater a fadiga, quer para aumentar a atenção e o estado de alerta.

A Cafeína e os seus efeitos nos produtos adelgaçantes

Para além das suas propriedades estimulantes, a cafeína também é frequentemente utilizada em produtos adelgaçantes.

Vários estudos sugerem que a cafeína possui um efeito supressor do apetite, diminuindo a perceção de fome e aumentando a perceção de saciedade. Para além disso, também estimula a lipólise, um processo que ocorre no tecido adiposo, onde se dá a degradação de lípidos em ácidos gordos e glicerol, para posterior eliminação pelo corpo.

No entanto, é importante referir que os efeitos da cafeína na perda de peso podem variar de pessoa para pessoa e que, por si só, a cafeína não é uma solução milagrosa para a perda de peso.

Além da cafeína, muitos destes produtos, contêm uma variedade de outros princípios ativos, como extratos de ervas e compostos termogénicos, com o objetivo de aumentar o metabolismo e de promover a perda de gordura. No entanto, é importante relembrar que consulte um profissional de saúde antes de iniciar qualquer programa de perda de peso.

Produtos com cafeína

Por fim, deixamos algumas sugestões de produtos com cafeína: