Siga-nos nas redes Sociais

Cuidados Dermatológicos

CUIDADOS A TER NA EXPOSIÇÃO SOLAR

Publicado

em

Cuidados a ter na exposição solar

A chegada do sol é sinónimo de idas à praia! De facto, todos desejamos ficar bronzeados, principalmente, depois de tanto tempo confinados…

No entanto, sabemos que o sol tem efeitos nocivos na nossa pele, podendo provocar queimaduras, envelhecimento cutâneo e cancro cutâneo.

Assim, relembre os cuidados a ter com a exposição solar, para aproveitar o sol da melhor forma, sem os seus efeitos indesejados, com moderação e proteção:

• Respeite o relógio solar e evite a exposição solar nas horas de maior intensidade, entre as 12 e as 16h;

• Utilize um chapéu (de preferência, de abas largas, para proteger orelhas, olhos, rosto, costas e pescoço), uma camisa ou t-shirt de cor escura e óculos de sol quando estiver ao sol.

• A exposição deve ser gradual, pois a pele necessita de adaptação;

• Não se esqueça que a sombra de um chapéu de sol ou toldo não oferece proteção solar completa;

• Aplique protetor solar, preferencialmente com FPS igual ou superior a 30, 30 minutos antes de ir para a praia, campo ou para a piscina e renove as aplicações de 2 em 2 horas e após o banho, mesmo que o produto seja à prova de água. Não dispense a aplicação do protetor, mesmo que o tempo esteja nublado, pois os raios são igualmente perigosos nestes dias;

• Lembre-se das zonas frequentemente esquecidas – orelhas, pés, couro cabeludo, lábios – quando está a aplicar o protetor solar;

• Evite levar os bebés com menos de 3 anos à praia nas horas de calor e não exponha diretamente as crianças ao sol, mantendo-as vestidas e protegendo a cabeça com chapéu. Ensine-lhes a proteção solar desde cedo. Pensa-se que as queimaduras solares na infância estão relacionadas com um aumento do risco de mais tarde se desenvolver cancro de pele;

• Consuma frutas e legumes e beba muita água, para contribuir para a proteção da pele e equilíbrio orgânico.

Não se esqueça que a exposição aos raios ultravioleta (UV) não é exclusiva da praia, mas, também ocorre durante a prática um desporto ao ar livre, jardinagem ou, simplesmente, caminhando ou estando sentado ao sol. Além destes cuidados, deve vigiar a sua pele com regularmente e estar particularmente atento a novos sinais ou alteração de sinais existentes ou feridas que não cicatrizam.