Em primeiro lugar, a pele, para além de ser o maior órgão do corpo humano, é um órgão multifuncional, de estrutura complicada, que tem a capacidade de se adaptar às variações do ambiente e às necessidades do nosso organismo, cobrindo-o na sua totalidade. É nada mais nada menos que uma superproteção do nosso corpo.
Tradicionalmente, fala-se de pele de forma global, esquecendo a sua estrutura, confundindo-a muitas vezes com a epiderme, que é a camada mais externa da pele. No entanto, esta é constituída por três camadas distintas, mas intimamente relacionadas: a epiderme, a derme e a hipoderme.
As Ceramidas
As Ceramidas são importantes componentes estruturais da epiderme, uma camada que desempenha um papel fundamental na preservação do nosso equilíbrio biológico. Em particular, a sua camada mais superficial, denominada camada córnea, apresenta uma capacidade de barreira cutânea, estabelecendo-se como primeira proteção em relação ao meio externo.
A mencionada função de barreira desempenha várias finalidades essenciais, incluindo não só a prevenção de perda de água como também a proteção contra agressores externos.
As ceramidas são lípidos e, em conjunto com os ácidos gordos livres e colesterol, apresentam um papel fundamental no preenchimento dos espaços entre as células, regulação da permeabilidade da pele e na manutenção da integridade da mesma. Apresentam um papel essencial na hidratação da pele, uma vez que para além de, impedirem a saída de água da pele, evitando assim a perda de água transepidérmica, evitam a penetração de agentes poluentes e alergénios.
Estudos indicam que alterações no conteúdo de ceramidas na pele podem estar relacionadas com perturbações cutâneas, como dermatite atópica e psoríase.
Diversos fatores comprometem a integridade da barreira cutânea, tais como:
Condições climáticas
Exposição a agentes irritantes
Radiação UV
Stress
Condições médicas
Idade
Fatores genéticos
Assim sendo, as ceramidas têm vindo a ser adicionadas nas formulações cosméticas com o objetivo de restaurar a função barreira da pele e de restabelecer externamente o seu conteúdo em ceramidas.
De referir que, dos lípidos intercelulares da camada córnea, as ceramidas são os mais eficazes na restauração da função de barreira e no aumento hidratação da pele.
Sugestão de Produtos com Ceramidas na sua formulação
Graças à sua fórmula exclusiva com ácido hialurónico, ceramidas e ómega 6, oferece uma ação hidratante diária intensa. Para além disso, está indicada para as peles sensíveis.