Siga-nos nas redes Sociais

Beleza

OS BENEFÍCIOS DOS ANTIOXIDANTES

Publicado

em

Antioxidantes

Os antioxidantes são substâncias, que têm a capacidade de proteger as nossas células da oxidação celular. Este processo acentua-se gradualmente no envelhecimento, desta forma, auxiliam na regulação do excesso de radicais livres.

Na maioria, das vezes o nosso organismo produz os antioxidantes necessários para combater o stress oxidativo, no entanto, os seguintes fatores externos, podem contribuir para o seu desequilíbrio;

– Tabagismo

– Álcool

– Raios-X e radiação UV

– Pesticidas

– Stress físico e mental

– Consumo excessivo de gorduras

Os antioxidantes podem ser encontrados, em diversas fontes, dependendo da sua origem, podem ser classificados:

– Endógenos: Enzimas produzidas pelo organismo, cuja produção diminuí com o envelhecimento;

– Exógenos: Vitaminas e minerais provenientes da dieta e/ou da suplementação alimentar.

Quando, existe um excesso de radicais livres, a alimentação e suplementação alimentar, tornam-se fundamentais para reforçar a capacidade antioxidante do nosso corpo.

O consumo de antioxidantes promove o aumento da imunidade, e permite a prevenção de doenças, tais como; aterosclerose, cancro, doenças pulmonares, doenças cardiovasculares e algumas doenças neuro degenerativas, como o Alzheimer.

Exemplos de alimentos, fontes das principais substâncias antioxidantes:

  • Vitamina A (Espinafre, Manga)
  • Vitamina E (Azeite de oliva,Abacate, Nozes)
  • Vitamina C (Laranja, Limão, Caju)
  • Selénio (Castanha-do-pará, FeijãoSementes de chia)
  • Beta caroteno (Abóbora,Cenoura, Damasco)
  • Licopeno (Tomate,Melancia, Pitanga)
  • Resveratrol (Mirtilo, Uva roxa, Cacau)
  • Quercetina (Cebola,Maça, Cereja)
  • Antocianina (Açaí, Beringela)

O consumo de antioxidantes deve ser, de forma natural, através de uma alimentação rica e variada em frutas, verduras e legumes.

A melhor forma de evitar o excesso de radicais livre é através de uma alimentação equilibrada e variada, assim como diminuindo alguns fatores de risco, tais como o stress, hábitos tabágicos, consumo bebidas alcoólicas, poluição ambiental e exposição solar intensa.

No entanto, aliado a uma correta alimentação, podemos recorrer à suplementação alimentar rica em antioxidantes, para reforçar as nossas defesas contra a oxidação celular.

Deve consultar o seu médico ou farmacêutico, de forma a orientá-lo, se necessário, para a escolha mais indicada do seu suplemento alimentar.