Siga-nos nas redes Sociais

Saúde e Bem-estar

Gripes e resfriados: os aliados dos meses de inverno

Publicado

em

Imunidade

A chegada das estações mais frias é sinónimo de gripes e resfriados predominantes essencialmente nesta altura do ano. Mas, afinal, porquê que ficamos mais predispostos a ficar doentes nos meses mais frios? Bem, para responder a essa questão é imperativo entender como funciona o nosso sistema imunitário.

O que é e como está subdividido?

O sistema imunitário desempenha um papel fulcral na defesa do nosso organismo contra agentes agressores e microrganismos.  Este sistema é passível de ser subdividido em duas partes:

–  Imunidade inata – a imunidade que nasce connosco, que é ativada logo após o nascimento, e que se caracteriza por ser rápida e a primeira a ser estimulada quando as células detetam um organismo estranho;

–  Imunidade adquirida – imunidade ativada quando não apresentamos defesas para um determinado agente patogénico, caracterizando-se por ser uma resposta muito mais demorada, direcionada e específica, contrariamente à resposta da imunidade inata.

A imunidade adquirida é o tipo de imunidade que se adquire em resposta à vacinação, gerando assim “células memória” de modo a que num próximo contacto, com aquele agente patogénico, a resposta de defesa seja bastante mais rápida.

Assim sendo, adoecemos quando a imunidade inata não consegue combater o agressor e o nosso organismo ainda não conseguiu gerar uma resposta específica para o eliminar.

Porque ficamos mais vezes engripados nas estações mais frias?

A predominância das gripes e resfriados nas estações mais frias não ocorre de um acaso. O facto de se passar mais tempo dentro de casa, principalmente se as casas forem menos húmidas e pouco ventiladas, promove a sobrevivência dos agentes patogénicos e germes, já que a baixa humidade cria condições ótimas para o desenvolvimento e predomínio dos mesmos. Como os germes sobrevivem mais tempo em sítios como puxadores de porta, banca, teclados, entre outros, está-se em contacto com uma carga patogénica muito maior.

Além disso, os vírus adaptam a sua estrutura à temperatura do ambiente no qual se encontram, isto é, nos ambientes mais frios, os vírus tornam-se mais resistentes e mais infeciosos, pelo que dificulta o trabalho ao sistema imunitário. Um estudo da Cardiff University em Inglaterra concluiu, ainda, que ter constantemente os pés frios aumenta a probabilidade de se ficar doente. Os investigadores pensam que isto se deve ao facto de o frio promover a constrição dos vasos sanguíneos dos pés o que, consequentemente, desencadeia uma constrição dos vasos sanguíneos do nariz, diminuindo-se a resposta imunológica.

O que podemos fazer?

Apesar deste maior contacto com os germes, podemos dar um “boost” às nossas defesas com a ajuda de alguns alimentos e/ou suplementos. Um dos alimentos mais conhecidos para este efeito é a laranja, fruta da época do frio. Todos os citrinos (limão, lima, laranja, tangerina, toranja) são extremamente ricos em vitamina C, um dos vários antioxidantes que este grupo possui, folatos e polifenóis.

Os antioxidantes e os polifenóis são compostos com propriedades anti-inflamatórias, cuja função é apaziguar o resultado (inflamação) do combate entre o patogénico e as nossas defesas.

Os folatos, por sua vez, ajudam a manter a integridade da barreira imunológica e o funcionamento das células do sistema imunitário.

Para além dos citrinos, alimentos como o alho, o brócolo, o gengibre, o espinafre, o iogurte, as amêndoas, entre outros, são riquíssimas em diversas vitaminas, antioxidantes e micronutrientes que dão as ferramentas necessárias para a proteção do organismo contra os agentes agressores e para combater a inflamação.

A suplementação com estes micronutrientes e vitaminas pode ser uma opção mais prática de obter todas as ferramentas necessárias para combater os agressores neste tempo mais frio.

Neste seguimento, deixamos algumas sugestões de suplementos que potenciam o sistema imunitário:

Suplementos alimentares


VITACÊ 20 COMPRIMIDOS EFERVESCENTES
O Vitacê é suplemento alimentar imunoestimulante que fortalece o organismo na prevenção e recuperação das gripes e constipações, através da ação essencialmente da Vitamina C.


MIX VIT C 30 COMPRIMIDOS
O MIX VIT C é composto apenas por vitamina C, conferindo proteção contra as agressões do dia-a-dia e fortalecendo o sistema imunitário.


ENERGYA VIT C + ZINC IMMUNE 18 COMPRIMIDOS EFERVESCENTES
ENERGYA VIT C + ZINC IMMUNE contribui para o normal funcionamento do sistema imunitário e do metabolismo.

SUPRADYN ENERGY 30 COMPRIMIDOS
Supradyn Energy é um multivitamínico único e completo com Coenzima Q10. Contém vitaminas B2, B6 e B12 que contribuem para o normal metabolismo produtor de energia e para a redução do cansaço e da fadiga. As vitaminas C, E, o zinco e o selénio contribuem para a proteção das células contra as oxidações indesejáveis.
ABSORVIT® GERAL 30 COMPRIMIDOS
ABSORVIT® GERAL é um suplemento alimentar de toma única diária com alto teor de vitaminas e minerais que promovem uma melhoria da vitalidade e das defesas, contribuindo para o equilíbrio e bem-estar geral do organismo.