Siga-nos nas redes Sociais

Cuidados Dermatológicos

DERMATITES FREQUENTES NO BEBÉ

Publicado

em

Dermatites bebé

Duas das dermatites mais frequentes no bebé são a dermatite da fralda e a dermatite perioral. Ambas podem ser consideradas dermatites de contacto, devendo-se a primeira, ao contacto com a fralda e a segunda, ao contacto com a saliva (devido ao uso da chupeta ou tique de lamber os lábios).

dermatite da fralda é uma inflamação na pele, que atinge a área do corpo coberta pela fralda, sendo, provavelmente, a afeção cutânea mais frequente na 1ª infância, nos países desenvolvidos, e constitui uma situação de grande desconforto para o bebé.

fricção e o ambiente húmido e quente criados pela fralda, associado à irritação promovida pelas fezes e pela urina são, habitualmente, as causas para o seu aparecimento.

Caracteriza-se por um eritema, que varia de intensidade ao longo do tempo. Por vezes, apresenta-se na forma de pápulas eritematosas associadas a edema e ligeira descamação, atingindo, tipicamente, as áreas de maior contacto com a fralda.

Em estados de maior severidade, o ambiente húmido criado pela fralda favorece a proliferação de uma levedura chamada Candida albicans, que pode induzir um processo inflamatório. Esta infeção está frequentemente relacionada, com situações de diarreia crónica ou o uso de antibióticos de largo espectro.

Assim, para prevenir o seu aparecimento, devem ter-se alguns cuidados especiais:

• Mudar a fralda frequentemente, de preferência, imediatamente após cada micção e dejeção;

• Expor a região ao ar durante o tempo que for possível;

• Higienizar a zona com produtos suaves e hipoalergénicos, com pH fisiológico;

• Secar bem a pele, suavemente e sem fricção;

• Aplicar pastas/pomadas/cremes específicos, em todas as mudas de fralda.

dermatite perioral manifesta-se como uma inflamação da pele ao redor da boca e queixo, podendo apresentar pequenas pápulas avermelhadas, vermelhidão, ressecamento e descamação da pele.

Esta é desencadeada pela humidade e maceração continuada da região peribucal e pode estar associada ao uso da chupeta ou tique de lamber os lábios. A saliva pode ser a principal responsável pelo seu desenvolvimento, uma vez que contém uma enzima – a α-amilase – que é muito irritante.

Devem, por isso, utilizar-se cuidados específicos para esta zona, que protejam, regenerem e acalmem a pele lesada.

Estas situações são muito comuns nos bebés e, na maioria dos casos, podem ser tratadas em casa pelos cuidadores, resolvendo em poucos dias, no entanto, deverá consultar o seu médico ou pediatra, se a situação se agravar ou persistir.