Siga-nos nas redes Sociais

Mamãs e Bebés

CROSTA LÁCTEA

Publicado

em

Crosta Láctea

dermatite seborreica é uma afeção cutânea que se deve a uma produção excessiva de sebo, normalmente, dependente da produção de hormonas sexuais, pelo que pode ocorrer no recém-nascido, devido às hormonas que este recebe da mãe, ou após a puberdade.

No recém-nascido, pode surgir entre a primeira semana e os primeiros três meses de vida e é designada por “crosta láctea”, manifestando-se por uma acumulação de escamas oleosas branco-amareladas aderentes ao couro cabeludo, orelhas, ou sobrancelhas, áreas com maior número de glândulas sebáceas. A pele pode ficar vermelha, no entanto, estas escamas gordurosas causam pouca comichão.

Embora possa preocupar os pais, a crosta láctea é uma situação muito comum nos bebés e constitui uma condição benigna, que, normalmente, não traz complicações para o bebé. Tem apenas uma aparência desagradável, acabando por regredir de forma espontânea, ao fim de 4 a 5 meses.

Para o cuidado da crosta láctea, devem utilizar-se champôs ou cremes hidratantes específicos na área afetada, com uma ação suavizante, no sentido de reduzir a solidez das crostas existentes. Pode, também, recorrer-se à ajuda de uma escova macia para eliminar, cuidadosamente as crostas soltas.

No caso de ocorrer inflamação, exsudação ou uma exacerbação dos sintomas, deve consultar um dermatologista ou pediatra, no sentido confirmar o diagnóstico e aconselhar cuidados mais apropriados para o seu bebé.