Siga-nos nas redes Sociais

Saúde e Bem-estar

COMO PREVENIR AS INFEÇÕES VAGINAIS NO VERÃO?

Publicado

em

Prevenir infeções no verão

Com a chegada do verão, as temperaturas elevadas e as férias levam a uma alteração dos nossos hábitos, que podem trazer alguns riscos para a saúde feminina.

aumento da temperatura e a humidade do biquíni na praia ou piscina são fatores que contribuem para o desenvolvimento de infeções vaginais. De facto, o excesso de humidade na zona íntima é um dos fatores chave para o desenvolvimento de fungos, para além da alteração do pH vaginal, que pode levar à proliferação de bactérias.

Assim, as infeções mais comuns são a vaginose bacteriana e a candidíase e é importante identificar e distinguir os seus sintomas. Enquanto a vaginose bacteriana está associada a um corrimento branco-acinzentado fino e homogéneo, com odor desagradável, a peixe, a candidíase caracteriza-se por ardor, comichão e corrimento banco e grumoso.

No entanto, existem alguns cuidados que podemos adotar, no sentido de prevenir o desenvolvimento de infeções.

Siga estes conselhos, para poder disfrutar ao máximo do seu verão, sem ter de se preocupar com alterações vaginais:

  • Evitar permanecer muito tempo como biquíni ou fato de banho molhado, pois a humidade favorece o desenvolvimento de fungos;
  •  Evitar o uso de roupa íntima sintética e justa, preferindo roupa de algodão, para favorecer a transpiração;
  • Mudar frequentemente os pensos higiénicos e tampões;
  • Manter uma boa higiene íntima. A higiene diária é fundamental para evitar o desenvolvimento de infeções vaginais. Escolha produtos específicos com pH adequado que limpem eficazmente, respeitando o equilíbrio das mucosas íntimas;
  • Manter a hidratação da zona íntima, vai ajudar a proteger-se das agressões externas.