O protetor solar é amplamente conhecido por conferir proteção à pele contra os raios ultravioleta (UV) nocivos e potenciadores do fotoenvelhecimento. No entanto, esse produto possui várias propriedades, para além da proteção solar, que fazem dele um ótimo aliado na nossa rotina matinal.
Quando pensamos em protetor solar, hoje em dia, já não pensamos em fórmulas espessas, pegajosas, com perfume e que deixam marcas brancas no rosto.
A indústria de cosmética tem vindo a inovar e a revolucionar o mercado dos protetores solares (e nós agradecemos, não é verdade?). Inclusivamente, já há vários produtos cosméticos disponíveis com proteção solar, por isso não há qualquer desculpa para não cuidar da nossa pele!
Então, como podemos usar o protetor solar?
1. Hidratante Facial
Esta não é novidade. Apesar de existirem hidratantes com proteção solar, praticamente todos os protetores solares possuem propriedades hidratantes! É comum ver-se ingredientes hidratantes como a glicerina, o ácido hialurónico, o pantenol, o dimeticone, entre outros, nas formulações desses produtos. Assim sendo, poderá substituir o seu creme hidratante facial pelo protetor solar, uma vez que não irá comprometer o nível de hidratação da pele.
Por outro lado, também já é possível encontrar protetores solares que auxiliam no tratamento de determinadas problemáticas (propriedades atribuídas aos cremes de dia) como sendo o acne e a hiperpigmentação. No caso do acne, as propriedades matificantes e as texturas fluídas auxiliam no combate à oleosidade e produção de sebo, o que reduz a obstrução dos poros e o desenvolvimento de comedões e espinhas. No caso da hiperpigmentação, a integração de ingredientes despigmentantes na fórmula (como por exemplo a niaciamida), potencia a redução e desaparecimento das manchas, ao mesmo tempo que previne o aparecimento de novas graças aos filtros solares.
2. Primer
O protetor solar pode, ainda, desempenhar o papel de um primer. Com as novas texturas, mais fluídas e suaves, é possível construir a base perfeita para a aplicação da maquilhagem, ajudando a fixar os produtos e a melhorar a sua durabilidade. Além disso, o primer com proteção solar adiciona uma camada extra de proteção contra os danos causados pelos raios UV.
3. Base
Uma das utilidades mais populares do protetor solar é sua capacidade de atuar como base. Existem diversas opções de fórmulas com cor disponíveis no mercado, podendo-se apresentar sob a forma de base mais fluída, normalmente oferecendo uma cobertura leve a moderada, ou sob a forma de compacto, o que oferece uma maior cobertura. Esta constitui ainda uma opção interessante para reaplicar e reforçar a proteção solar ao longo do dia, por cima da maquilhagem.
4. Cuidado labial
Não podia faltar a proteção labial! Felizmente, existem protetores solares labiais que, para além de evitar os danos causados pelo sol, permitem hidratar e reparar os lábios secos e gretados.
Será também de destacar a vasta oferta de produtos cosméticos labiais, com cor, disponíveis com fator de proteção, largamente recomendado para quem não vive sem o seu batom ou gloss.
5. Cuidado capilar
Surpreendentemente, existem produtos para o cabelo que, para além de protegerem do calor dos modeladores de cabelo, protegem da radiações UV. A exposição prolongada aos raios UV pode enfraquecer e ressecar os fios, resultando em cabelos danificados e sem vida. Nesse sentido, aplicar um protetor solar capilar antes de se expor ao sol forma uma barreira protetora, minimizando os efeitos prejudiciais do sol e preservando a saúde e vitalidade dos fios.
Em conclusão, o protetor solar é muito mais do que um simples creme que colocamos na hora de ir para a praia. A sua versatilidade fomenta a importância deste produto em qualquer rotina de beleza e cuidados da pele, tornando-se impossível inventar mais desculpas para não usar o protetor solar todos os dias!
Não se esqueça de explorar todas as formas criativas de utilizar o protetor solar e retirar dele todos os seus benefícios incríveis.
As nossas sugestões: