Siga-nos nas redes Sociais

Saúde e Bem-estar

PROBLEMAS DE VERÃO…

Publicado

em

Problemas de verão

Verão é sinónimo de calor, praia, dias longos… Férias!!

E se a proteção solar e os cuidados a ter com a exposição solar são o tema mais importante e mais falado da estação, pois está associado ao risco de cancro cutâneo, existem outros problemas comuns nesta época do ano…

Um dos incómodos frequentes nesta altura são as picadas de insetos. Os mosquitos aparecem com o calor e, embora não haja consenso em relação à ciência que explique esse facto, há pessoas mais suscetíveis a serem picadas, do que outras.

Para prevenir as picadas de insetos, deve optar-se por atividades e passeios ao ar livre fora dos horários em que os mosquitos são particularmente ativos, como o nascer do sol ou o pôr do sol.  O vestuário também é importante, sendo recomendado o uso de mangas compridas, calças, usar-se chapéus com abas e calçado fechado. Além disso, devem utilizar-se repelentes de insetos. No caso de picada, é importante utilizar anti-histamínicos para aliviar a comichão, em loção ou pomada, com ingredientes calmantes.

​Por outro lado, nos dias quentes, ocorre uma maior perda de água e sais minerais, através da transpiração, existindo, por isso, um maior risco de desidratação. Para além de um aumento da ingestão de água, é importante manter uma alimentação saudável e equilibrada, ​privilegiando o consumo de frutas e vegetais, nomeadamente, a fruta da época, que será mais rica a nível nutricional.

O calor promove também a dilatação dos vasos sanguíneos, o que leva a tensão arterial a baixar, por isso, também é frequente ocorrem quebras de tensão nesta altura do ano. Os sintomas mais comuns são as tonturas, fraqueza e desmaio e, no caso de apresentar estes sintomas, deve sentar-se ou deitar-se e elevar os pés acima da cabeça.

Durante o verão, também é frequente surgirem mais infeções vaginais. Efetivamente, o aumento da temperatura e a humidade do fato de banho contribuem para o desenvolvimento de fungos, bem como à proliferação de bactérias patogénicas. Para evitar as infeções, deve evitar-se permanecer muito tempo com o fato de banho molhado, trocar frequentemente os tampões e pensos higiénicos e utilizar produtos de higiene específicos.

Os raios ultravioleta, para além dos danos que causam na nossa pele, também podem desencadear herpes labial. Para evitá-lo, deve utilizar-se protetor solar labial, um chapéu que tape o rosto e, na praia, chapéu de sol.

Assim, é importante estar atento à prevenção destas situações para poder aproveitar o verão ao máximo!