Siga-nos nas redes Sociais

Saúde e Bem-estar

COMO PREVENIR AS PICADAS DE INSETOS?

Publicado

em

picadas de insetos

O aumento da temperatura é sinónimo de mosquitos e das suas picadas.

De facto, não estão completamente esclarecidas as razões pelas quais algumas pessoas são mais suscetíveis a serem picadas do que outras, embora alguns estudos apontem para uma relação com o DNA.

Embora a maioria das picadas não seja grave e melhorem passado algum tempo, as picadas de mosquitos podem transmitir doenças como a malária, infeção por vírus do Nilo Ocidental, dengue e alguns tipos de encefalite.

As picadas de insetos podem provocar reações locais, normalmente caracterizadas por uma pápula com eritema em redor e intenso prurido local. Por vezes, surgem pequenas vesículas, que podem originar infeções cutâneas no local da picada, principalmente, se a pessoa se coçar.

Assim, uma das principais formas de prevenção das picadas consiste na aplicação cutânea de repelentes de insetos, que impedem a fixação dos insetos na pele.

Existem vários tipos de repelentes, com diferentes apresentações, como spray, roll-on, pulseiras ou adesivos, pelo que pode escolher conforme as características preferidas.

Os repelentes devem ser aplicados conforme as instruções da embalagem, evitando o contacto com a boca e olhos e zonas de pele lesada e deve usar-se a quantidade estritamente necessária, respeitando-se o número de aplicações diárias.

No entanto, existem outras dicas para manter afastados os insetos:

·        Evitar-se passeios nas horas em que os insetos estão mais ativos (nascer e o pôr-do-sol);

·        Cobrir a pele exposta usando mangas compridas e calças e chapéu;

·        Evitar acampar perto de zonas com água parada, como lagos e pântanos;

·        Manter as portas e janelas fechadas, sobretudo à noite, com a iluminação de casa, ou colocar redes mosquiteiras, por forma a evitar a entrada dos insetos.

Após a picada de insetos, podem aplicar-se compressas frias ou gelo no local e devem utilizar-se produtos tópicos com ação calmante, nomeadamente anti-histamínicos. Pode, ainda, complementar-se esta ação com a toma de um anti-histamínico oral para controlar o prurido e evitar o ato de coçar.

No entanto, a maioria dos produtos tópicos anti-histamínicos podem provocar fotossensibilidade, pelo que se deve evitar a exposição solar e utilizar protetor solar.

Se vai viajar, há países onde o risco de ser picado por mosquitos transmissores de doenças é maior, por isso, antes de viajar, deve marcar a consulta do viajante, cerca de 2 meses antes da viagem, que é muito importante para perceber os cuidados que deve ter no país para o qual viaja.