Siga-nos nas redes Sociais

Saúde e Bem-estar

OLÁ PRIMAVERA… OLÁ ALERGIAS?!

Publicado

em

Primavera e alergias

CHEGADA DA PRIMAVERA

A chegada da primavera é sempre muito desejada, no entanto, quem sofre de alergias nem sempre anseia por esta estação pois normalmente esta está muito associada ao aparecimento de alergias.

Uma alergia é uma resposta exagerada do organismo depois do contacto com determinadas substâncias do ambiente que nos rodeia, sendo, por isso, muito influenciada por fatores ambientais.

Assim, é importante reconhecer estes fatores, por forma a conseguirmos ter algum controlo da situação. De facto, um desses fatores é o pólen, cujas concentrações na atmosfera atingem os valores máximos nesta altura do ano, sobretudo em dias quentes, secos e ventosos.

Os pólenes são grãos muito pequenos, invisíveis aos olhos, facilmente transportados pelo vento e que conseguem penetrar nas vias aéreas, desencadeando alergias.

PRINCIPAIS SINTOMAS ALERGIAS

Os pólenes responsáveis por mais alergias em Portugal são os de ervas como as gramíneas (feno) e a parietária (alfavaca-de-cobra, bem como o pólen da flor da oliveira.

Os principais sintomas são:

COMO EVITAR CRISES ALÉRGICAS?

Assim, para prevenir este tipo de alergias, é importante:

  • Limitar o tempo ao ar livre, especialmente em locais arborizados;
  • Não ter flores dentro de casa;
  • Evitar abrir as janelas e portas, janelas e portas de casa fechadas, principalmente nos dias em que a concentração de pólenes é mais elevada;
  • Mudar de roupa ao chegar a casa, por forma a evitar espalhar pólenes e pó por toda a casa;
  • Tomar banho antes de se deitar, para evitar a passagem do pólen para os lençóis da cama;
  • Consultar o boletim polínico da região, disponível no site da Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica.

No que diz respeito a medicamentos, os anti-histamínicos os mais receitados a quem sofre de alergias primaveris. No entanto, estes podem por provocar sonolência e diminuição da atenção, por isso, deve optar pelos que não têm estes feitos secundários ou tomá-los ao deitar.

Siga os conselhos do seu médico ou farmacêutico para a prevenção e o tratamento eficaz das alergias.

Continue Reading