Siga-nos nas redes Sociais

Saúde e Bem-estar

Alergias: Como aliviar espirros e nariz congestionado?

Publicado

em

A chegada da primavera traz consigo muitos benefícios, como dias mais longos, temperaturas mais agradáveis e o florir da natureza. Porém, para muitas pessoas, essa estação é também sinónimo de alergias.

A causa mais comum das alergias na primavera são os pólens, partículas muito pequenas que são liberadas pelas plantas de modo a ocorrer a fertilização e, assim, a propagação da espécie. Por isso, conseguem facilmente penetrar nas vias aéreas, desencadeando as famosas alergias.

Os sintomas mais comuns incluem: espirros, nariz congestionado, comichão nos olhos e no corpo, garganta inflamada, tosse seca e, ainda, dificuldades em respirar. Se apresenta algum desses sintomas, é importante procurar um médico para um diagnóstico mais preciso.

Como tratar e aliviar os sintomas das alergias?

Com o intuito de aliviar a sintomatologia associada, recomenda-se o uso de anti-histamínicos, uma classe de fármacos que reduz a produção de histamina no corpo. A histamina é um mediador químico envolvido na resposta inflamatória alérgica desencadeada pelo sistema imunitário quando há contacto com algum corpo estranho (alergénio), como o pólen.

De facto, existem muitos tipos de anti-histamínicos disponíveis no mercado, tanto de venda livre como de prescrição médica. Os anti-histamínicos de primeira geração, como a difenidramina, prometazina, hidroxizina e clorfenidramina, têm efeitos sedativos. Por isso, podem causar sonolência, desconcentração, visão turva e sensação de boca seca, podendo igualmente ter efeitos cardíacos

Por outro lado, os anti-histamínicos de segunda geração, como a fexofenadina, loratadina, cetirizina, ebastina, desloratadina, bilastina, rupatadina, levocetirizina são mais seletivos, pelo que geralmente não causam sonolência e nem têm efeito sobre o coração.

De forma a melhorar a congestão nasal, principalmente em casos de rinite alérgica e sinusite, recomenda-se a utilização de águas do mar e a utilização moderada de descongestionantes nasais. Os spays de água do mar adquirem, comparativamente aos descongestionantes, uma vantagem, já que a sua utilização por dia é ilimitada, podendo fazer quantas vezes achar necessário. A utilização de descongestionantes nasais, por sua vez, está limitada ao máximo de 2 pulverizações por narina, por dia.

Outras medidas

Além do uso de anti-histamínicos, existem outras medidas às quais pode recorrer para evitar, tanto quanto possível, os sintomas das alergia.

Uma delas é, precisamente, evitar a exposição ao pólen, sempre que possível. Isso pode incluir ficar dentro de casa em dias de alta concentração de pólen, usar um filtro de ar em casa ou no escritório e manter as janelas do carro fechadas enquanto conduz.

Outra medida que poderá ajudar é limpar a casa regularmente. Isso inclui aspirar o tapete, trocar os lençóis da cama com frequência e lavar as cortinas. É, ainda, importante tomar banho e trocar de roupa após passar tempo ao ar livre, de modo a remover qualquer pólen que possa estar no corpo ou na roupa.

Se sofre de alergias na primavera, é importante estar ciente dos sintomas e procurar tratamento médico. O uso de anti-histamínicos e outras medidas de prevenção podem ajudar a aliviar os sintomas e melhorar a sua qualidade de vida. Com o tratamento adequado, é possível desfrutar dos benefícios da primavera sem ter que lidar com as malditas alergias.

Continue Reading