Siga-nos nas redes Sociais

Beleza

Niaciamida – Aprenda a usar este ingrediente a seu favor

Publicado

em

A Niaciamida, muitas vezes designada por Vitamina B3, Vitamina PP ou Nicotinamida, foi primeiramente estudada em 1976. Desde então, tornou-se um dos ingredientes cosméticos indispensáveis em algumas fórmulas.

O que é a Niaciamida?

Como já introduzida, a Niaciamida é uma vitamina fundamental do complexo B. Efetivamente, quando ingerida, contribui para o normal metabolismo produtor de energia, convertendo proteínas, gorduras e hidratos de carbono em energia. Além disso, permite a produção de ácidos gordos, colesterol e outros macronutrientes.

Contudo, quando aplicada topicamente, ela potencia a hidratação da pele, regula a produção de sebo, reduz a hiperpigmentação da pele e melhora a firmeza e elasticidade da pele.

Como utilizar a Niaciamida e integrá-la na sua rotina?

De facto, há diversos produtos dermocosméticos que já integram este ingrediente nas suas fórmulas. Cuidado de limpeza de pele, hidratação ou até de tratamento específico (acne e hiperpigmentação, por exemplo) poderão já conter a Vitamina B3. Contudo, poderá potenciar os seus efeitos ao utilizar este ingrediente concomitantemente com outros, otimizando-se, assim, os resultados pretendidos.

Hidratação : Niaciamida + Ácido Hialurónico

A niaciamida detém a capacidade de estimular a síntese de ceramidas ácidos gordos, bem como proteínas (como a queratina), ajudando a reter a água entre as células e dessa forma promover a hidratação da pele.

O ácido hialurónico, por sua vez, atrai água para a pele, conseguindo reter até 1000x o seu peso em água, o que explica a sua ação como hidratante.

Assim, obtém-se um efeito sinérgico, no qual se diminui a perda de água transepidérmica (devido a um aumento de moléculas que retém água) e se aumenta a chamada de água à pele.

Sugerimos aqui uma possível combinação com estes ingredientes.

O SVR Topialyse Spray é um bálsamo em spray de ação antipruriginosa imediata e prolongada. Contém a mais elevada concentração em niacinamida, 4%, para acalmar intensivamente as irritações, hidratar e reestruturar a barreira cutânea.

O Rilastil Aqua Intense 72h é um gel-creme hidratante intensivo, com ácido hialurónico de baixo e alto peso molecular (penetrando até as camadas mais profundas da pele). Encontra-se indicado para todo o tipo de peles, incluindo peles sujeitas a agressões externas, sensibilizadas e/ou com vermelhidão.

Acne : Niaciamida + Ácido Salicílico

No que concerne ao acne, a niacinamida consegue interferir com a atividade das glândulas sebáceas, reduzindo a produção de sebo. Consequentemente, os poros tornar-se-ão menos visíveis e a textura pele será mais regular.

O ácido salicílico, em contraste, tem ação esfoliante pelo que permite remover as células mortas à superfície da pele. Para além disso, consegue também atuar no interior dos folículos obstruídoscomedões abertos (pontos negros), por se dissolver e dispersar entre o sebo e penetrar os folículos pilossebáceos onde esta secreção se pode acumular.  

Desta forma, consegue-se não só reduzir a produção de sebo, diminuir o número de comedõesprevenir o aparecimento de novos comedões, mas também atenuar o seu aspeto.

Sugerimos aqui uma combinação plausível com estes ingredientes.

O SVR Sebiaclear Sérum é um cuidado global anti-imperfeições e antimarcas destinado à pele com tendência a acneica, tendo como estrela a niaciamida.

O Bioderma Sébium Global é um cuidado diário da pele com acne moderada a gravem, com lesões retencionais e inflamatórias. Tem ação seborreguladora, queratolítica, anti-inflamatória e antioxidante reforçada.

Ainda assim, é comum ver-se estes dois ingredientes juntos em diversas formulações como é o caso do SVR Sebiaclear Active Gel , Martiderm Acniover Cremigel Activo, CeraVe Gel De Limpeza SA Smoothing, entre outros.

Hiperpigmentação : Niaciamida + Ácido azelaico ou Ácido mandélico

A vitamina B3 caracteriza-se ainda por ser uma substância que atua na hiperpigmentação. Ao inibir a transferência de melanossomas contendo melanina para as restantes células da pele, viabiliza a redução da pigmentação da pele por aplicação de um produto contendo pelo menos 5% de niacinamida, ao fim de 8 semanas.

Em contraste, o ácido azelaico, em doses mais elevadas, de 15-20%, é um ingrediente eficaz que ajuda a limpar as manchas escuras de melasma ou hiperpigmentação. Neste sentido, há inibição dos radicais livres bem como da tirosinase, uma enzima necessária para a produção de melanina. Ao mesmo tempo, tem ação antibactericida e comedolítica (podendo ser usado no tratamento do acne), antioxidante e anti-inflamatória.

O ácido mandélico caracteriza-se por ser um alfa-hidroxiácido, com ação esfoliante e antienvelhecimento. Isto deve-se à sua capacidade de potenciar o turn-over celular (ao auxiliar na remoção das células mortas) e promover a produção de colagénio. Por este motivo, é uma opção interessante para reduzir manchas hiperpigmentadas. Constitui, ainda, uma boa opção para quem tem pele sensível, já que ao ser uma molécula grande, penetra mais lentamente a barreira cutânea, reduzindo a probabilidade de irritação da pele.

Neste sentido, sugerimos aqui uma combinação com estes ingredientes.

Sesderma Azelac Ru Fluído Luminoso Spf50 50ml

O Sensilis Skin D-Pigment [Serum ATX B3] é um sérum despigmentante, com 10% niaciamida, eficaz em peles sensíveis e hiperpigmentadas. 

O Sesderma Azelac Ru Fluído Luminoso Spf50 é um fluido que corrige as manchas, protege e ilumina a tez. Combate as manchas, atuando diretamente na pigmentação da pele e atenua a produção de melanina.

O Rilastil D-Clar Micropeeling é um cuidado intensivo esfoliante e aclarador, que acelera a renovação celular, indicado para neutralizar hiperpigmentações. Apesar deste produto conter tanto ácido mandélico como niaciamida, esta não se encontra em concentração eficaz para ser a responsável pelo efeito em causa.

Antienvelhecimento : Niaciamida + Retinol

Por fim, mas não menos importante, a capacidade da niacinamida melhorar a hidratação da pele e a composição da barreira e reduzir inflamação da derme, permite-lhe ter ação antienvelhecimento. Sabe-se que o seu uso consistente consegue reduzir a profundidade das rugas e estimular a elasticidade da tez.

Em contrapartida, o famoso retinol tem um mecanismo de ação muito semelhante ao ácido mandélico. Quando transformado, na pele, em ácido retinóico, estimula a renovação da epiderme, promove a síntese de colagénio, promove o teor de elastina da pele e a densidade dos fibroblastos, sem esquecer da sua ação na redução da produção de sebo.

Tem-se assim uma combinação possível com estes ingredientes.

Topicrem Ah3 Global Sérum 30ml
Institut Esthederm Intensive Retinol Crème

O Topicrem Ah3 Global Sérum é um sérum potenciador de eficácia com ação em todos os sinais da idade (rugas, firmeza, luminosidade, manchas, oval do rosto), podendo ser usado pelas peles mais sensíveis que não toleram retinol, por exemplo. Toda a gama Topicrem Ah3 contém niaciamida como ativo.

O Institut Esthederm Intensive Retinol Crème é um creme antirrugas com palmitato de retinol 0.2% (éster do retinol) que se liberta de forma gradual, para uma ação contínua e duradoura.

Em resumo, a niaciamida é um ingrediente bastante versátil, seguro e estável. Devido ao seu tamanho e peso molecular, penetra facilmente a pele, o que a faz ser um dos ingredientes mais utilizados pelas indústrias de cosmética.

Continue Reading