Siga-nos nas redes Sociais

Nutrição

EXCESSOS ALIMENTARES NAS FESTAS

Publicado

em

Excessos alimentares festas

As épocas festivas são propícias à realização de excessos alimentares, devido ao consumo mais excessivo de bolossalgados, pratos típicos, e alteração de horários o que contribuí para o aumento de peso, sensação de barriga inchada e algumas alterações digestivas. No entanto, não são só os doces os únicos responsáveis pelas consequências dos excessos alimentares.

As bebidas alcoólicas apresentam grandes quantidades de açúcar, por isso devem ser ingeridas com moderação, assim como o pão, também, deve ser evitado, por se tratar de um alimento, rico em hidratos de carbono. Nesta altura, do ano o consumo excessivo de açucares e hidratos de carbono, se não for ingerido de forma equilibrada e moderada, pode prejudicar gravemente a saúde, e contribuir para o aparecimento de distúrbios como; o diabetes, a obesidade, o colesterol e a hipertensão arterial, os mesmos, podem originar o aparecimento, de outras complicações e doenças graves. Por isso, modere o consumo de alimentos, faça boas opções, sem necessidade de sacrifícios proteja-se a si e aos seus.

DICAS PARA UMA ALIMENTAÇÃO EQUILIBRADA

– Tomar um pequeno-almoço rico e completo, ajuda a manter a sensação de saciedade durante o dia;

– Antes das refeições festivas, ingira um snack saudável ou fruta para estimular a saciedade;

– Dê preferência à ingestão de água, evitando o consumo de refrigerantes;

– Mastigue devagar e pausadamente;

– Realize exercício físico ou caminhadas;

– Inicie a refeição com uma sopa de legumes ou salada;

– Coma várias vezes ao dia em pequenas porções;

– Opte por alimentos ricos em fibras e proteínas;

– Coma os doces imediatamente, após as refeições havendo uma menor absorção do açucares.

Podemos cometer alguns excessos, mas devemos dosear as suas quantidades, e optar por uma alimentação variada em proporções equilibradas privilegiando o consumo de frutas e vegetais em detrimento de açucares e gorduras. No caso, de sentir necessidade de recorrer a suplementação detox ou para emagrecer consulte, antes o seu médico ou farmacêutico.