Siga-nos nas redes Sociais

Cuidados Dermatológicos

ACNE NO ADULTO

Publicado

em

Acne no adulto

A acne é uma doença inflamatória crónica da pele, que compromete as glândulas sebáceas e o folículo piloso.  O tipo persistente é o mais comum, mais frequente na adolescência, incidente entre 70 a 80% da população.

No entanto, a acne tardio encontra-se presente em indivíduos com idade superior aos 25 anos de idade, sendo prevalente em cerca de 20 – 30% da população. A acne de início tardio ocorre mais recorrentemente no rosto, sendo na maioria das vezes, devido a alterações hormonais.

A acne é uma afeção dermatológica de origem multifatorial. Destacamos os seguintes fatores:

– Relação com o ciclo menstrual;

– Tabagismo;

– Stress;

– Obesidade;

– Fatores Genéticos;

– Dieta;

– Fármacos;

Na idade adulta apresenta duas formas; a acne inflamatória e a retencional. A acne inflamatória caracteriza-se por pápulas, pústulas e origina muitas vezes marcas após a sua cicatrização. Enquanto, a acne retencional é essencialmente formada por comedões, em que ocorre um excesso de produção sebácea.

Esta disfunção cutânea pode ter um elevado impacto na qualidade de vida, e consequentemente transtornos sociais e emocionais, tais como: baixa auto – estima, ansiedade, depressão e outras dificuldades cognitivas.

No adulto, a resposta ao tratamento é muitas vezes resistente ocorrendo frequentemente recidivas. Nesse sentido, torna-se fundamental evitar as formas mais severas da Acne, sendo que o tratamento passa pelas seguintes opções;

Cuidados de higiene e hidratação específicos

1ºPasso Higiene

Com ação purificante, adstringente e matificante

 2º Passo Hidratação

Com ação matificante, hidratante e Calmante

3ºPasso Cuidado Tratamento localizado de Imperfeições

Com Ação Anti-inflamatória, Esfoliante e Calmante

Em casos mais severos, por vezes, recorre-se à utilização de: Medicação Oral; antibióticos, hormonal e/ou Isotretínoína ou outras Técnicas Terapêuticas, tais como; a Limpeza de Pele, a Laserterapia e a Fototerapia.

No entanto, deve consultar o dermatologista e o seu farmacêutico, aquando optar pelos produtos mais adequados para o seu tipo de pele e tratamento da acne.