Siga-nos nas redes Sociais

Beleza

Ácido Ferúlico: Transforme a sua pele (e não só)!

Publicado

em

O Ácido Ferúlico é um poderoso antioxidante relativamente recente na cosmetologia, contudo rapidamente conquistou a confiança dos seus utilizadores. Cada vez mais estudos confirmam os seus benefícios a nível tópico e aconselham a sua utilização para efeitos anti-ageing ou, segundo a tendência, slow ageing.

Mas, afinal, o que é o ácido ferúlico?

O ácido ferúlico é um composto antioxidante pertencente ao grupo dos ácidos fenólicos, um grupo normalmente encontrado nas plantas e amplamente distribuído em diversos alimentos. Para além de poder ser aplicado topicamente, poderá consumi-lo em cereais integrais, espinafres, salsa, uvas, ruibarbo e sementes de cereais, principalmente trigo, aveia, centeio e cevada. É um dos irmãos do ácido cafeico, outro poderoso antioxidante, conhecido por se encontrar em alimentos como o azeite, legumes, algumas frutas e em bebidas como o café e o vinho – uma excelente desculpa para disfrutar de um belo copo de vinho!

Quais os benefícios para o organismo?

O ácido ferúlico apresenta baixa toxicidade e possui diversas funções fisiológicas, tais como, anti-inflamatória, antioxidante, antimicrobiana, anticancerígena e antidiabético. Estes efeitos devem-se à sua capacidade de sequestar radicais livres, tal como o radical superóxido, um radical de oxigénio especialmente nocivo. Além disso, detem a capacidade de inibir as enzimas responsáveis pela geração de radicais livres e potenciar a atividade das enzimas sequestradoras.

Tudo isto culmina num efeito protetor das células! O seu efeito antioxidante promove um retardamento do processo natural de morte celular e evita a inflamação do nosso organismo, potenciadora de numerosas doenças.

Quais os benefícios para a pele?

Graças à sua ação antioxidante, o ácido ferúlico tem um papel protetor das principais estruturas da pele (queratinócitos, fibroblastos, colagénio, elastina). Nesse sentido, provou-se que as células são muito menos suscetíveis aos danos dos radicais livres, induzidos pelos raios UVA, quando expostas previamente ao ácido ferúlico. Este ingrediente apresenta ainda um efeito protetor quando aplicado 30 minutos antes da exposição aos raios UVB, raios esses que contribuem para o desenvolvimento de cancro de pele.

Devido à sua capacidade de inibir a principal enzima da melanogénese (síntese de melanina), a tirosinase, é também utilizado em formulações cosméticas com ação despigmentante. Para aumentar o efeito despigmentante, poder-se-à combinar este ingrediente com outros com o mesmo efeito, como a niaciamida, embora por um processo diferente.

Desse modo, conclui-se que este poderoso antioxidante contribui ativamente para a fotoproteção da pele, constituindo um auxilío no combate ao fotoantienvelhecimento precoce, à hiperpigmentação e ao cancro de pele. Apesar disso, o ácido ferrúlico não substitui a fotoproteção diária recomendada, sendo o uso de protetor solar imprescindível!

A concentração recomendada de ácido em produtos cosméticos deste tipo é de 0,5 a 1%. O ácido ferúlico é também utilizado em cosmetologia médica e em salões de estética, embora numa concentração de 12% e em combinação com vitaminas C e ácido hialurónico. O ácido ferúlico é utilizado em diversos procedimentos como microneedling, mesoterapia sem agulhas e peelings químicos. As indicações para a utilização do ácido ferúlico incluem o envelhecimento e o fotoenvelhecimento da pele, a hiperpigmentação (melasma), a pele seborreica e o acne.

A associação de 2 ingredientes antioxidantes é especialmente benéfica (por exemplo Vitamina E e Ácido Ferúlico), uma vez que permite uma maior estabilização da formulação, permitindo-se preservar a integridade de ambas as vitaminas por mais tempo! Além disso, há uma ação sinérgica, não sendo necessário uma concentração tão elevada desses ingredientes.

Algumas sugestões de produtos: