Siga-nos nas redes Sociais

Sem Categoria

O que fazer após a picada do mosquito?

Publicado

em

As picadas de mosquitos são uma ocorrência (demasiado) comum durante os meses mais quentes e em áreas propensas a eles. Prurido, inchaço e vermelhidão são os sintomas típicos de uma picada de mosquito. Embora, em Portugal, a maioria das picadas sejam inofensivas e desapareçam após 2-3 dias, algumas pessoas podem desenvolver reações mais graves. Portanto, estar preparado e saber como agir após ser picado por um mosquito é essencial para aliviar os sintomas, prevenir complicações e garantir uma recuperação tranquila.

Contudo, em primeiro lugar, necessita de perceber porquê que isso acontece.

Porquê que os mosquitos nos picam?

Os mosquitos picam-nos como parte de seu processo de alimentação e reprodução. A principal razão pela qual os mosquitos nos picam é para se alimentarem de sangue, o qual fornece nutrientes necessários para o desenvolvimento de seus ovos. Sabia que apenas as fêmeas dos mosquitos é que se alimentam de sangue? No entanto, nem todos os mosquitos fêmeas se alimentam de sangue; algumas alimentam-se de néctar.

Como nos pica o mosquito?

As fêmeas dos mosquitos que se alimentam de sangue possuem uma estrutura especializada chamada probóscide, que funciona como uma agulha para perfurar a pele e alcançar os vasos sanguíneos. Elas injetam uma pequena quantidade de saliva durante o processo de picada, que contém substâncias anticoagulantes e anestésicas. Essas substâncias ajudam, portanto, a manter o fluxo de sangue e evita que a picada seja imediatamente sentida.

Como escolhem quem picar?

A escolha das vítimas, pelos mosquitos, depende de diversos fatores, como a temperatura corporal, o odor corporal, o dióxido de carbono exalado e até mesmo o tipo de sangue. Contudo o fator principal é o odor corporal, havendo determinados odores corporais que podem atrair mais mosquitos do que outros.

O que fazer após a picada?

Em primeiro lugar, não coce!!

  • Lave a zona com água fria e sabão, e mantenha a zona limpa de modo a evitar infeções;
  • Aplique frio no local para diminuir a temperatura e o inchaço;
  • Aplique uma pomada antialérgica de venda livre ou loção calmante para aliviar a comichão;
  • Se necessário, tome um analgésico de venda livre, por exemplo paracetamol (sempre que não exista contraindicação), para controlar a dor.

Embora sejam muitos menos comuns, a picada de mosquito pode provocar reações mais intensas e graves. Nestas situações deve-se procurar cuidados médicos com urgência sempre que haja:

  • Picadas em grande quantidade em pessoas com história de alergias;
  • Dificuldade em respirar ou uma respiração ruidosa;
  • Inchaço sucessivo de áreas como as pálpebras, orelhas, boca, mãos e pés;
  • Febre;
  • Náuseas ou vómitos;
  • Tonturas ou desmaio.

Se apesar das medidas de alívio dos sintomas de uma reação ligeira, a área da reação aumentar e/ou os sintomas perdurarem, deve procurar assistência médica.

Sugestões de produtos que acalmam a picada de mosquito:

Os Bodyguard Apaisant, em formato roll-on, são excelentes opções para acalmar a picada dos insetos, graças à presença de ingredientes como a alantoínaágua de centáurea e a glicerina. Ao mesmo tempo, devido à presença de IR3535®, protege a sua pele de novas picadas. O Apaisant Bebé apresenta, portanto, uma agradável fragrância agradável a colónia de bebé, enquanto que o Apaisant Sensitive tem uma menor percentagem de frangrância. Ambos são adequados para peles sensíveis, grávidas, mulheres a amamentar e a bebés a partir dos 3 meses.

O clássico Fenistil Gel é uma das opções mais conhecidas para acalmar as picadas de mosquitos. Graças à presença de maleato de dimetindeno, é um anti-histamínico de venda livre com um efeito refrescante e apaziguante que rapidamente penetra na pele.

Por fim, o Hidraloe Gel de Aloe da Sesderma constitui outra opção, de elevada tolerância, para acalmar a picada dos insetos. Formulado com Aloe Vera, este produto tem diversas funções incluíndo apaziguar e diminuir o prurido e a irritação após a picada. Além disso, mantém os níveis de hidratação da pele necessários à reparação e cicatrização da mesma.

Continue Reading