Siga-nos nas redes Sociais

Cuidados Dermatológicos

IR3535®: A alternativa ao DEET!

Publicado

em

Com o verão e com as férias, chega a altura de nos protegermos contra os mosquitos! Quer seja para o dia-a-dia ou para levar nas férias com destino paradisíaco, a procura por um repelente é imprescindível. Por isso, neste artigo, falamos-lhe do repelente IR3535® e quais os principais motivos que fazem dele uma excelente escolha comparativamente ao antiquado DEET.

História

O uso de repelentes para evitar as picadas dos mosquitos não é nova!

Há relatos de uso de substâncias de origem natural para afastar os mosquitos na literatura greco-romana, sendo uma das planta mais utilizadas, na altura, o absinto (Artemisia absinthium). Na Índia, por exemplo, aplicavam cúrcuma e no México recorriam ao urucum, um fruto de árvores nativas da América tropical.

Em 1901, descobriu-se as propriedades repelentes do famoso óleo de citronela. Apesar de pouco eficaz, comparativamente aos repelentes sintéticos, foi um produto bastante utilizado até aos anos 40.

Contudo, em 1946, o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos da América desenvolveu o DEET para uso militar. Apenas anos mais tarde, em 1956, é que se começou a comercializar para o público.

O IR3535®, por outro lado, foi desenvolvido em 1970 pela Merck, estando no mercado europeu há mais de 30 anos. Os EUA introduziram-no mais tarde, em 1999, após ser aprovado pela Environmental Protection Agency (EPA).

Como atuam

Tanto o DEET como o IR3535® atuam por bloqueio dos recetores olfativos dos insetos, impedindo que mosquitos, pulgas, carrapatos e outros insetos nos detetem e nos piquem. Dessa forma, tornamo-nos invisíveis para os insetos.

Diferenças

O IR3535® surge normalmente, nos repelentes, numa concentração entre 6 e 20%, obtendo-se uma eficácia de pelo menos 8h. Em contraste com o anterior, o DEET necessita de se encontrar entre 10 e 50%, para obter a mesma eficácia de 7-8h.

Posteriormente, comparação com outros repelentes do mercado, o IR3535® tem uma menor toxicidade, não havendo, até à data, nenhum relato de reação adversa a este biocida. Por este motivo, constitui uma opção segura e recomendada para grávidas e crianças a partir dos seis meses de idade. Além disso, por ser
um repelente e não um inseticida (produto químico que mata insetos), estes últimos não conseguem desenvolver resistência a esta substância ativa.

Com o DEET, em contrapartida, houve relatos de, por exemplo, efeitos a nível neurológico, especialmente em aplicações prolongadas, e de reações alérgicas como urticária. Este biocida apresenta, ainda, o inconveniente de ser oleoso e pegajoso e tóxico para o ambiente.

De modo geral, pode-se afirmar que o IR3535® é menos tóxico e mais sustentável, uma vez que este ativo é biodegradável tanto no solo como na água.

Sugestões de produtos

A marca Bodyguard é uma marcas de repelentes que utiliza a molécula IR3535®, que apresenta, ainda, a vantagem de cheirar tão bem quanto um perfume.

Mais recentemente desenvolveu um produto, especialmente, formulado para peles sensíveis, intolerantes e atópicas, o Bodyguard Sensitive!

As nossas sugestões para toda a família:

Continue Reading