Siga-nos nas redes Sociais

Saúde e Bem-estar

A SAÚDE DA NOSSA BOCA

Publicado

em

Saude oral

Uma boca e um sorriso saudáveis têm um forte impacto na interação social e na autoestima. Além disso, uma boa saúde oral favorece a mastigação, a digestão e a fala.

As doenças orais, como a cárie dentária e as doenças periodontais afetam grande parte da população, influenciando a sua saúde, bem-estar e a qualidade de vida.

Assim, é muito importante manter uma boa saúde oral, para prevenir problemas, sendo os principais pilares para a sua manutenção a alimentação saudável, a higiene oral e o reforço da resistência dentária.

Efetivamente, a flora bacteriana existente na cavidade oral beneficia de um ambiente favorável ao seu desenvolvimento, relativamente à temperatura, humidade, estruturas de proteção e suporte, sendo os próprios dentes, as próteses e os aparelhos de ortodontia lugares de eleição para a adesão das bactérias e o desenvolvimento da placa bacteriana.

Os cuidados diários para o controlo da placa bacteriana e o tipo de dieta, bem como a frequência de ingestão, influenciam muito o tipo de bactérias que constituem a flora oral e que interferem no desenvolvimento da cárie dentária e das doenças periodontais.

Por isso, é tão importante a aquisição de hábitos que promovam a remoção da placa bacteriana, antes de dormir e a não ingestão de alimentos, após a escovagem. A escovagem dos dentes com um dentífrico fluoretado deve ser efetuada a partir da erupção do primeiro dente de leite, pelo menos duas vezes por dia, sendo uma delas à noite, antes de deitar. A escovagem deve ser complementada com a utilização de fio ou fita dentária, escovilhões ou outro meio para o controlo do biofilme interdentário.

É importante educar as crianças, desde cedo, para a importância da saúde oral, bem como levá-las ao dentista com regularidade. Desta forma, não só estará a proteger os seus dentes, e evitar o medo do dentista, como também lhes dará confiança com relação ao próprio sorriso e lhes instituirá esses hábitos para a sua vida, prevenindo problemas futuros.

De facto, para a manutenção de uma boa saúde oral, além da higiene diária da nossa boca e dentes, da alimentação saudável e do reforço da resistência, devemos consultar o nosso médico dentista, pelo menos, uma vez por ano, sendo que esta periodicidade varia de pessoa para pessoa.