Siga-nos nas redes Sociais

Beleza

Ácido Hialurónico

Publicado

em

Ácido hialurónico

O ácido hialurónico é uma molécula que se encontra maioritariamente na nossa pele, na camada mais profunda da Derme. Esta apresenta diversas funções, nos processos de renovação tecidular, cicatrização e hidratação.

 A sua diversificada utilização e incorporação, na maioria, dos produtos cosméticos deve-se às suas características higroscópicas e propriedades viscoelásticas. A sua elevada capacidade de retenção de água, traduz-se numa ação hidratante e contribui para a recuperação da elasticidade da pele. Por outro lado, a sua utilização da utilização tem vindo a aumentar, devido à sua elevada tolerância, apresentando assim uma boa afinidade com a pele.

Além disso, o ácido hialurónico apresenta um efeito antioxidante, o que é particularmente relevante em produtos antienvelhecimento, pois aumenta o escudo protetor da pele contra agressores externos, tais como radiação UV, e aumenta a capacidade de regeneração tecidular.

O envelhecimento cutâneo é um processo complexo, que resulta no declínio das funções biológicas da pele, e sobretudo da sua perda de capacidade de reagir face a agressões externas, tais como; a exposição solar que prolongada acelera o processo de envelhecimento extrínseco da pele.

Este processo de envelhecimento pode dever-se com o avançar da idade, designando-se de envelhecimento cronológico, e/ou a fatores externos,  que em ambos os casos, as suas manifestações cutâneas mais prevalentes são as seguintes: hiperpigmentações, diminuição da elasticidade, secura da pele, e ainda textura baça e sem brilho.

O conceito anti – envelhecimento centra-se, essencialmente, na prevenção do envelhecimento reduzindo o aparecimento dos seus sinais, pelo que na maioria das vezes, recorremos à aplicação de produtos dermocosméticos. As aplicações de produtos dermocosméticos, com ação preventiva, pressupõem a utilização diária de um conjunto de cuidados de rotina; de higiene, limpeza, hidratação, fotoproteção e correção. A composição, dos mesmos, passa pela presença de retinóides, despigmentantes, entre outros, mas também da presença do ácido hialurónico. Porque o fator de hidratação da pele é fundamental para a fixação de água na pele, assim como para o desempenho das suas funções biológicas essenciais.

No entanto, a utilização de produtos com ácido hialurónico não são utilizados, apenas em produtos dermocosméticos no envelhecimento cutâneo, mas também em pele mais jovem. Tendo em conta, as propriedades do ácido hialurónico já referidas na prevenção da desidratação, a sua presença é predominante em séruns e cremes hidratantes de contorno de olhos e rosto.

Para saber o cuidado de hidratação, prevenção ou correção mais adequado para si, contacte o seu dermatologista ou farmacêutico.