Siga-nos nas redes Sociais

Beleza

A HIDRATAÇÃO DO ROSTO COM O USO DE MÁSCARA

Publicado

em

Hidratação com o uso de máscara

No contexto pandémico em que vivemos, e seguindo as recomendações da OMS (Organização Mundial de Saúde) e da Direção-Geral da Saúde (DGS), o uso de máscara é agora obrigatório. No entanto, o uso prolongado deste equipamento de proteção individual, pode provocar danos na pele, pelo que devemos adotar vários cuidados, diariamente.

De facto, e já foi referido neste blog, existem vários problemas que podem surgir na pele com o uso prolongado da máscara, sendo o principal o acne (que até já deu origem a um nome – maskne), mas também desidratação, dermatite de contacto, alérgica, ou o agravamento da dermatite atópica ou a rosácea.

Assim, torna-se muito importante manter a pele bem hidratada, para manter a sua integridade e elasticidade e evitar possíveis alterações cutâneas.

A pele desidratada é um estado da pele, transitório, no qual existe uma carência de água, que não deve ser confundida com pele seca, que é um tipo de pele, no qual existe uma falta de lípidos.

Desta forma, todos os tipos de pele podem apresentar desidratação, em algum momento. A pele desidratada apresenta falta de flexibilidade, elasticidade e luminosidade. Além disso, a sensação de desconforto e repuxar são sintomas, muitas vezes, a ela associados.

Assim, as peles desidratadas devem ter uma boa rotina de hidratação, tornando-se mais relevante associada ao uso da máscara:

higiene do rosto diária é, sempre, fundamental para todas as peles, para remover sebo, suor ou outras impurezas, intensificando-se a sua importância com a utilização da máscara – a pele desidratada deve utilizar um higienizante suave com propriedades hidratantes.

Aplicar um creme hidratante para uma hidratação contínua, antes e após a utilização da máscara, que, para além de promoverem um aporte de água, hidratando a pele, vai funcionar como barreira entre a pele e a máscara, reduzindo a fricção.

Por vezes, pode ser, também, vantajoso, utilizar um sérum hidratante antes do creme, por forma a potenciar a ação hidratante.

Aplicar, regularmente, uma máscara de hidratação no período em que não se está a utilizar a máscara para promover a regeneração celular e incrementar a hidratação da pele.

Para além destes cuidados, as máscaras descartáveis devem ser trocadas frequentemente e as máscaras reutilizáveis devem ser lavadas após cada utilização, respeitando as indicações dos fabricantes e escolhendo um detergente de roupa suave.