Siga-nos nas redes Sociais

Saúde e Bem-estar

DIA MUNDIAL DO NÃO FUMADOR – DICAS PARA DEIXAR DE FUMAR!

Publicado

em

Dicas para deixar de fumar

Os fumadores têm, em média, menos dez anos de vida do que os não fumadores.

O fumo do tabaco contém substâncias tóxicas que afetam alguns órgãos importantes, sendo a nicotina a substância presente na folha e no fumo do tabaco responsável pela dependência provocada pelo consumo do tabaco.

Segundo a Fundação Portuguesa de Cardiologia, o tabaco é responsável por 25 a 30% da totalidade dos cancros — incluindo cancro do aparelho respiratório superior (lábio, língua, boca, faringe e laringe); bem como uma grande percentagem de outras doenças pulmonares. É, também, a causa de 20% da mortalidade por doença coronária, sendo as doenças cardiovasculares 2 a 4 vezes mais frequentes nos fumadores.

Desta forma, os efeitos do consumo de tabaco são a principal causa de morte evitável, não só para o fumador, mas também para os não fumadores expostos ao fumo.

Além disso, fumar tem, também, efeitos nocivos ao nível da pele, levando ao seu envelhecimento precoce e tornando-a baça e sem vitalidade, bem como na saúde oral, tornando os dentes mais amarelos e com manchas.

É, portanto, fundamental, deixar este vício e as melhorias na saúde daí decorrentes iniciam-se quase de imediato, após o consumo do último cigarro, manifestando-se ao longo dos anos.

Dicas para deixar de fumar

1. Marque o dia na agenda! (E prepare-se semanas antes)

2. Faça uma lista de motivos para deixar de fumar;

3. Conte aos seus amigos e familiares, para se sentir mais apoiado;

4. Aprenda a conhecer-se enquanto fumador: identifique as situações que o levam a pegar no cigarro e evite esse impulso;

5. Adote estratégias para resistir aos momentos em que tem desejo de fumar: recorra a pastilhas elásticas ou rebuçados sem açúcar, frutos secos ou vegetais crus (como palitos de cenoura);

6. Beba muita água;

7. Faça uma alimentação saudável;

8. Pratique exercício físico, pois ajuda a controlar a ansiedade, ao mesmo tempo que promove a boa forma física;

9. Evite locais com fumadores e objetos que lhe lembrem o tabaco (como cinzeiros e isqueiros);

10. Pode recorrer a medicamentos com nicotina para o ajudarem nos sintomas de abstinência.

Contudo, se estes conselhos não ajudarem, pode ser importante recorrer a um especialista, que o acompanhe nesta etapa.

Continue Reading