IMPORTÂNCIA DA EXPOSIÇÃO SOLAR NA SAÚDE
A radiação solar é a energia emitida pelo sol que nos chega sob a forma de ondas eletromagnéticas e que se divide em Radiação Infravermelha, Visível e Ultravioleta. Esta última é a principal responsável pelas queimaduras solares, as manchas escuras e o envelhecimento prematuro da pele.
Embora alguns tipos de radiação solar possam ser nocivos para o ser humano, a luz solar é essencial à vida, trazendo também várias vantagens, nomeadamente:
o Aumenta a produção de vitamina D, que por sua vez ajuda no fortalecimento de ossos e articulações e previne várias doenças;
o Diminui o risco de depressão através da libertação de endorfinas, hormonas que dão a sensação de bem-estar;
o Ajuda a regulação o ritmo circadiano e, como tal, a ter melhor qualidade de sono;
o Estimula o sistema imunitário evitando infeções e podendo ajudar em doenças como psoríase;
o Com o aumento da melanina a pele torna-se mais resistente à radiação solar;
1) Evitar expor-se entre as 11h-16h: é neste período do dia que a radiação nos chega com mais intensidade, por isso deve-se evitar a exposição solar neste período.
2) Proteção solar: Mesmo fora do período de maior intensidade, é necessário o uso de proteção solar adequada ao fototipo e pele de cada pessoa, evitando assim as queimaduras solares e o fotoenvelhecimento.
3) Escolha do protetor solar: Deve-se garantir que o protetor solar utilizado tem filtros que protegem contra a radiação UVA e UVB. Qualquer dúvida nesta escolha, consulte o seu farmacêutico ou médico.
4) Reaplicar o protetor: Não basta aplicar o protetor solar apenas uma vez! É necessário reaplicar a cada 2h ou então sempre que vamos à água ou transpiramos.
5) Proteção redobrada: Se estiver exposto ao sol nas horas de maior intensidade deve preferir a sombra do guarda-sol ou privilegiar o uso de roupa com malha uniforme e escura, que irá absorver a radiação solar, não deixando que esta entre em contacto com a pele e queime. Utilize sempre boné/chapéu e óculos de sol!
6) Não permanecer apenas no sol: Não fique sempre na toalha a queimar ao sol, uma vez que a areia reflete a radiação solar e pode queimar mais facilmente. Lembre-se de dar uns mergulhos para refrescar e reaplique o protetor solar, garantindo uma proteção eficaz.