Passámos largas semanas fechados em casa, víamos o sol através da janela, da varanda ou do jardim. Andávamos apressados na rua, onde muitas das vezes este mesmo sol se mostrou tímido, talvez ele próprio com receio de nos motivar a quebrar o confinamento.
Este verão não é um verão qualquer. É um Verão em que a nossa pele terá que se readaptar à exposição solar.
A produção de melanina, substância colorada presente na vossa pele e que nos protege naturalmente contra os efeitos nefastos do sol, está diminuída. Podemos estimulá-la, quer com suplementos alimentares e alimentação rica em B-carotenos e Licopenos (todos os alimentos que sejam alaranjados-avermelhados), quer com cosméticos que estimulam a tirosina, enzima responsável pela melanogénese ou produção da melanina.
A hidratação da pele é fundamental. Beber água e utilização diária de cremes hidratantes ajudam a reforçar a barreira cutânea e manter a pele resistente às agressões externas.
E jamais esquecer: exposição moderada, em horas adequadas, com um protetor solar adaptado, colocado antes da exposição direta ao sol, em quantidade abundante e renovado no mínimo de 2 em 2 horas é mais importante que nunca.
Procurar a sombra, com o devido distanciamento social e usar vestuário adequado, com especial no chapéu de abas largas ou boné com aba, pois no caso de utilização de máscara ninguém quererá ficar com duas tonalidades diferentes no rosto.
Felizmente o Covid não penetra na pele… Não vamos deixar que o sol penetre demasiado, devido ao COVID…
Divirtam-se, aproveitem o sol, com moderação!