As águas micelares constituem um aliado importante à rotina de higiene da nossa pele.
Como funcionam?
Possuem uma tecnologia inovadora, com tensioativos (moléculas detergentes) que se agrupam em estruturas esféricas microscópicas – micelas, nas quais a parte lipofílica (com afinidade para o óleo/maquilhagem) fica na cavidade interior e a parte hidrofílica (com afinidade para a água) na parte exterior.
Quando colocamos as gotas de água micelar no disco de algodão (ou em discos reutilizáveis) a extremidade hidrofílica adere a este tecido, e a extremidade lipofílica fica exposta para a superfície, e, quando passamos na pele, “agarra” a maquilhagem e outras impurezas do rosto.
Quais são as vantagens?
As fórmulas são, normalmente, leves e suaves, pelo que, não há necessidade de se enxaguar com água posteriormente, o que se traduz numa grande vantagem para este produto, que se torna uma opção prática para viagens, ginásio, ou para aqueles dias em que estamos exaustos e sem vontade de retirar a maquilhagem, podendo fazê-lo, no conforto da nossa cama. Podem, também, ser uma opção diária para quem, simplesmente, não dispensa uma limpeza eficaz da sua pele, mas a rapidez é uma prioridade na sua rotina.
A maioria das águas micelares podem ser utilizadas em zonas mais sensíveis, como os olhos e os lábios, embora seja conveniente ler sempre os rótulos dos produtos. Possuem pH fisiológico, o que permite manter a integridade da barreira cutânea.
Existem inúmeras opções de águas micelares no mercado, adaptadas a diferentes tipos ou estados de pele, com ingredientes ativos específicos para cada situação, pelo que, a escolha do produto a utilizar reside na seleção da que melhor se adequa às características da sua pele.