Mamãs e Bebés

Cólicas no Bebé: Estratégias para as aliviar

Publicado

em

As cólicas apresentam-se como uma acumulação de gases no aparelho digestivo.

Normalmente, constituem uma situação transitória, já que pode ser derivado de deglutição excessiva de ar, imaturidade gastrointestinal e tensão emocional. Habitualmente resolvem-se por volta dos três meses de vida do bebé.

Com que frequência ocorrem?

A cólica infantil é uma condição benigna e autolimitada, apesar de se tornar um acontecimento frustrante tanto para pais como cuidadores. Estima-se que ocorra em cerca de 20% dos bebés logo desde os primeiros dias de nascimento até aos primeiros 3 meses de vida.

O que fazer?

Há várias estratégias que pode adotar para alivar as cólicas e o desconforto do bebé:

A massagem abdominal é umas das opções. Esta realiza-se através de movimentos lentos e ritmados (no sentido do trânsito intestinal). Assim, consegue-se facilitar o trânsito / eliminação intestinal dos gases e diminuir a distensão abdominal -causada pelos gases, provocando dor e fazendo o bebé chorar.

Colocar o bebé de bruços poderá ser uma alternativa à massagem. Nesta posição e ao colocar a sua mão na barriga da criança, com uma leve compressão, pode ajudar a libertar os gases acumulados.

A fim de amenizar este fenómeno, aconselha-se, ainda, a otimizar a adaptação da boca do bebé ao mamilo ou à tetina durante as mamadas. Para além disso, dar ao bebé oportunidade para arrotar a meio e no final das mamadas, mantendo-o em posição vertical,

Por último, o pediatra pode também aconselhar a utilização de medicação que promova o alívio das cólicas.

Nesse sentido, sugerimos dois produtos eficazes no alívio de cólicas e acumulação de gases abdominais em bebés e crianças:

O Aero-OM é um medicamento não sujeito a receita médica. Encontra-se indicado no tratamento sintomático da cólica flatulenta, dificuldade na eructação e na regurgitação e na distensão abdominal funcional. Detém como substância ativa o simeticone que reduz a acumulação de gases no estômago e nos intestinos.

Desse modo, recomenda-se, para crianças até 1 ano de idade, a toma de 5 a 10 gotas, 3 ou 4 vezes por dia. Para crianças até 15 anos de idade recomendam-se 10 gotas, 3 ou 4 vezes por dia. A duração do tratamento não deverá ser superior a 10 dias.

Colimil Baby (Solução Oral) é um suplemento alimentar à base de extratos de camomila e de erva-cidreira e probióticos (Lactobacillus acidophilus) tindalizados que ajudam nas cólicas.

Com efeito, recomenda-se, em bebés, a administração de 1 ml antes da refeição do meio dia e 1 ml antes da última refeição da noite.

Por fim, o mais importante, é tentar fazer com que o bebé se sinta acarinhado e que o ambiente onde se encontra permanece calmo e tranquilo.

Exit mobile version