Siga-nos nas redes Sociais

Saúde e Bem-estar

Sabia que as Infeções Vaginais são mais frequentes no Verão?

Publicado

em

Infeções vaginais no verão

O verão é normalmente a estação mais desejada do ano, no entanto, a mudança de hábitos nas férias e outros fatores próprios da estação podem levar a um aumento da frequência de infeções vaginais e também das infeções urinárias durante este período.

As infeções vaginais mais frequentes são as candidíases vulvo-vaginais e vaginoses bacterianas, que conseguimos distinguir, na maioria das vezes, devido a sintomas distintos. A vaginose bacteriana pode ser provocada por diferentes bactérias e normalmente os seus sintomas traduzem-se em corrimento branco acinzentado, fino e homogéneo e com odor desagradável, ao passo que a candidíase é provocada por um fungo, a Candida albicans e os sintomas mais frequentes são a comichão, ardor, corrimento branco, grumoso e espesso.

As infeções urinárias também ocorrem mais frequentemente durante este período, devido a uma infeção bacteriana, normalmente E. coli, na bexiga, podendo também chegar a afetar os rins e caracteriza-se por uma maior frequência em urinar, ardor ao urinar e peso na bexiga.

Porque é que as infeções aumentam neste período?

As principais causas para o aumento da frequência de infeções vaginais no verão são:

– Utilização de roupa húmida

– Aumento da temperatura

– Ingestão insuficiente de água

– Aumento da atividade sexual

O que podemos fazer para preveni-lo?

– Evitar permanecer muito tempo com o biquíni ou fato de banho molhado

– Urinar e higienizar a zona íntima depois das relações sexuais

– Utilizar roupa interior de algodão e evitar o uso de roupa muito apertada

– Beber 1,5 a 2 litros de água por dia, para manter a hidratação

– Trocar com frequência os pensos higiénicos, tampões ou copo menstrual

– Utilizar produtos de higiene específicos e fazer a limpeza sempre da frente para trás

– Manter a hidratação da região vulvar, que vai ajudar a reforçar a barreira cutânea, protegendo-nos das agressões externas

– Utilizar produtos com prebióticos para reforçar a flora vaginal

A gama CLX da Cumlaude Lab é o seu aliado perfeito para estas situações, uma vez que contém  cloro-hexidina, um antimicrobiano com ação eficaz na eliminação destas bactérias e fungos, preservando as bactérias da flora vaginal, que contribuem para a sua proteção, tendo por isso uma ação re-equilibrante.

Para reforçar a flora vaginal, conte com a ajuda da gama Prebiotic da Cumlaude Lab, que contém prebióticos que restabelecem a flora e pH vaginais, ajudando também a regularizar as secreções vaginais. 

Assim, no verão é fundamental cumprir uma boa rotina de cuidado íntimo que se adapte às  suas necessidades e circunstâncias.

Em caso de desequilíbrios da flora e existência de sintomas, consulte um médico ou farmacêutico, que farão o melhor aconselhamento para cada situação.