Siga-nos nas redes Sociais

Fitness

DIA MUNDIAL DA ATIVIDADE FÍSICA

Publicado

em

Atividade física

IMPORTÂNCIA DA ATIVIDADE FÍSICA

Dia 6 de abril celebra-se o dia da atividade física. Esta é uma iniciativa da Organização Mundial da Saúde (OMS) que visa promover a luta contra o sedentarismo, um dos principais fatores de risco de morte em todo o mundo, através da promoção da atividade física e destacando os benefícios da sua realização regular.

Efetivamente, a atividade física tem benefícios para o coração, o corpo e a mente.

A prática de atividade física regular pode prevenir e ajudar a controlar:

  • Doenças cardíacas
  • Cancro 
  • Diabetes tipo 2

Além disso, ajuda a reduzir sintomas de depressão e ansiedade, bem como melhorar o funcionamento cognitivo, a aprendizagem e o bem-estar em geral.

A OMS recomenda pelo menos 150 a 300 minutos por semana de atividade física aeróbia de intensidade moderada (ou atividade física vigorosa equivalente) para os adultos, e uma média de 60 minutos por dia de atividade física moderada para crianças e adolescentes.

SUGESTÕES DE ATIVIDADE FÍSICA OMS

Desta forma, dependendo da intensidade pretendida, existem muitos tipos de atividades que pode realizar, tais como:

  • Caminhar
  • Pedalar
  • Dançar
  • Fazer treinos em casa

Nesta fase, com os aumentos dos preços dos combustíveis, e se tal for possível, porque não ir para o trabalho a pé ou de bicicleta? É uma opção mais económica, mais ecológica e mais saudável!

É também importante manter a força muscular e o equilíbrio, por exemplo, através da realização de exercícios com o apoio de uma cadeira, ou com garrafas de água ou pacotes de arroz, farinha, etc.

O reforço muscular é igualmente benéfico para os idosos pois ajuda na prevenção de quedas e melhoria da saúde.

Assim, se pretende aumentar a sua atividade física, escolha um desporto ou atividade que goste e mantenha uma rotina. Isso irá ajudá-lo a cumprir os seus objetivos.

De facto, todas as pessoas podem beneficiar com o aumento da atividade física e redução do comportamento sedentário, incluindo mulheres grávidas e no pós-parto e pessoas com doenças crónicas e deficiências.

Se está a começar, o ideal será mesmo procurar a ajuda de um profissional na área ou inscrever-se num ginásio, para ter um acompanhamento regular e não realizar exercícios de forma incorreta, que podem originar lesões ou outras complicações.